Nildo Lima
Depois de dez dias com seu começo suspenso, por decisão liminar do presidente João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Pleno da Corte deu sinal verde para que a Federação Paraense de Futebol (FPF) inicie o Parazão 2023. Contudo, o campeonato não contará, pelo menos por enquanto, com a participação do Bragantino, que é acusado pelo Paragominas de ter utilizado o meia Hatos de forma irregular no Estadual de 2022. O caso ainda será apreciado pelo próprio STJD, em data a ser marcada, quando se saberá qual das duas equipes tomará parte na competição.
Com o veto da Corte aos jogos do Bragantino, o Paysandu, que teria como adversário a equipe da cidade de Bragança, na abertura do campeonato, também não entrará em campo no final de semana. De maneira forçada, o Papão estará de folga na rodada inaugural do Estadual. A estreia dos bicolores acontecerá na segunda rodada da disputa, dia 8, diante do Itupiranga, na Curuzu.
Na abertura do julgamento dos quatro casos relacionados ao Parazão, o relator dos processos, Jorge Ivo Amaral, fez uma breve leitura de seu parecer sobre os casos. O auditor acusou em seu pronunciamento o Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD/PA) de omissão acerca do processo movido pelo Paragominas na instância local. Amaral expôs uma série de descumprimentos da lei por parte do TJD, entre elas o não cumprimento de prazos e expedição de notificações aos clubes envolvidos na questão. Em sua manifestação, o relator pediu a intervenção no TJD, no que foi acompanhado pelos demais membros do STJD.
O Departamento de Competições da FPF passou a trabalhar, então, na elaboração da tabela, reformulada, do Estadual. O jogo entre Clube do Remo e Independente, que abriria a competição no sábado (4), foi adiado para o domingo, no Baenão. Em princípio, o presidente do Galo, Rosalvo Fernandes, se manifestou contrário à mudança, mas, após negociação entre as partes, acabou concordando com a alteração, impondo o desejo de enfrentar o Cametá no sábado seguinte e não no domingo, pela segunda rodada.
Assim sendo, o Parazão não terá nenhuma partida no sábado, com a primeira rodada do campeonato tendo quatro jogos no domingo (Castanhal e Águia de Marabá, no CT do Japiim; São Francisco e Caeté, no Ipixunão; e Itupiranga e Tuna Luso, em Itupiranga) e apenas uma partida na segunda-feira, entre Tapajós e Cametá, na Curuzu.
Confira a data e o horário das três primeiras rodadas, que já foram divulgadas pela FPF: