Matheus Miranda
A rotina recente do Clube do Remo tem sido permeada por duelos decisivos e de grande relevância. Assim, neste domingo (5), o compromisso azul-marinho no gramado não será diferente. Pela quinta rodada do Campeonato Paraense, o Leão Azul encara o seu primeiro clássico nesta temporada diante da Tuna Luso, no estádio Francisco Vasques, em Belém, a partir das 10h. O confronto, como todos os que têm sido enfrentados pelo time azulino até aqui, contará com um grau de análise extra devido às alterações na base da onzena titular, ao lado da competitividade natural de um choque entre adversários tradicionais.
Rumo à manutenção na liderança geral do Parazão de 2023 e na invencibilidade construída em suas partidas, a comissão técnica remista vai efetuar ao menos duas mudanças na estrutura principal. Lucas Mendes e Raí Lopes, laterais direito e esquerdo, respectivamente, vão cumprir suspensão automática por cartão. Mendes recebeu o vermelho direto, enquanto Lopes o terceiro amarelo na vitória por 4 a 2 sobre o Cametá na rodada anterior. Pingo e Leonan serão os substitutos. Vinícius e Anderson Uchoa, que ficaram de fora por quadro gripal pela Copa Verde, também devem reforçar a equipe diante da Águia Guerreira. O novato Rogério, atacante, é opção depois de ter sido regularizado na última quinta-feira (2) no BID da CBF.
Encaminhado para as quartas de final do Estadual, um novo bom resultado ratifica a ida azulina antecipada à etapa eliminatória local sem a dependência de qualquer outro resultado. Nesse sentido, ciente do peso do embate, que trará uma adversidade nova no ano – em horário distinto -, a comissão técnica reitera o esforço pela busca dos três pontos, especialmente no que se refere à rotatividade no elenco. “Estou tentando deixar o grupo o mais homogêneo possível. Vamos ter rotatividade de elenco e vamos precisar de todos à disposição. O departamento médico, fisiológico e físico está fazendo o melhor para me entregar os jogadores bem”, destaca o treinador Marcelo Cabo.
Desse modo, focado, Cabo reitera. “A Tuna é um time tradicional, que precisamos respeitar. A desclassificação deles (na Copa do Brasil) não traduz o que será o clássico. Vamos nos preparar para obter nossos anseios fora de casa”, pondera.
Do outro lado, a Tuna Luso almeja neste domingo (5) reencontrar o caminho da regularidade no gramado após um começo de temporada oscilante nas quatro linhas. Com uma eliminação dolorosa pela Copa do Brasil no meio da semana em seu quintal e com apenas um triunfo pelo Estadual, a Águia Guerreira espera utilizar a motivação extra que ocorre em dias clássicos para acabar com a invencibilidade azulina e se reabilitar daqui pra frente.
Para atingir esse feito, o treinador Josué Teixeira espera contar com a inspiração do atacante Kennedy Balotelli, artilheiro da Lusa com três gols marcados. Outro pilar da equipe é o ponta Welthon, autor de dois gols no ano. O jogador, ex-Remo, pode efetuar a ‘lei do ex’ se tiver a chance. Assim, o atacante destaca. “A gente conseguiu dar uma aliviada (com a primeira vitória pelo Estadual). A gente vem trabalhando incansavelmente todos os dias. Todos têm nos ajudado para isso”, frisa.
FICHA DO JOGO
- Tuna: Jader; Bruno, Dedé, Trindade e Garagau; Recife, Welthon e Juninho; Wallacer, Lineker e Balotelli . Técnico: Josué Teixeira.
- Remo: Vinícius; Pingo, Ícaro, Diego Guerra e Leonan; Anderson Uchôa, Richard Franco, Pedro Vitor e Pablo Roberto; Diego Tavares e Fabinho. Técnico: Marcelo Cabo.
- Local: Francisco Vasques (Souza). Horário: 10h. Árbitro: Andrey da Silva e Silva. Assistentes: Luis Diego Nascimento Lopes e Leory Rodrigues Pereira. Transmissão: TV Cultura, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).