Bola

PARAZÃO: Paysandu e Cametá duelam por uma vaga na Copa do Brasil. Veja escalações e onde assistir!

Tylon Maués e Nildo Lima

Paysandu e Cametá se enfrentam hoje, às 20h, na Curuzu, pela decisão do terceiro lugar do Campeonato Paraense. O confronto também decide quem fica com a vaga para a Copa do Brasil de 2024. Para o Papão, são duas chances de garantir vaga para a competição nacional, mas o outro meio depende de conseguir uma improvável virada na decisão da Copa Verde, depois de perder de 2 a 0 para o Goiás-GO, no Mangueirão. Para as duas equipes, o confronto de logo mais tem desfechos diferentes. No primeiro jogo houve empate em 1 a 1. Quem vencer fica com a Copa do Brasil. Caso haja outro empate, por qualquer placar, haverá disputa de pênaltis.

Se para o Mapará é a confirmação de um Parazão muito bom, para o Papão é uma despedida melancólica. Não estar na decisão foi uma frustração dentro da Curuzu, mesmo com o objetivo principal do ano seja a busca pelo acesso para a Série B, não estar na decisão estadual, algo quase protocolar para os dois grandes da capital, é uma falha e uma falta. Mas vencer hoje é uma obrigação por causa da Copa do Brasil.

“É o último jogo, é a disputa de terceiro e quarto, mas não era para estarmos jogando na verdade. Nós jogadores não nos sentimos satisfeitos, pois era para estarmos jogando uma final. Mas, enfim, é o que restou. É importante, vamos levar muito a sério, de realmente ser uma ‘final’, pois vale uma vaga, não é uma partida qualquer”, disse o meia Fernando Gabriel, que mesmo assim destacou a importância do confronto. “Temos que ter todos os cuidados com o Cametá, pois vamos jogar uma partida que vale muito, que é a vaga na Copa do Brasil do ano que vem, tenho certeza que o Cametá está levando esse jogo como uma final”.

Para o técnico Marquinhos Santos, que mal teve alguma relação com a competição estadual deste ano, o fim do Parazão é o começo do alívio, que vai ser completo quando terminar a Copa Verde. Só então ele terá, de fato, tempo para comandar treinos de maior qualidade, sem se preocupar em escolher elencos diferentes para competições diferentes. Hoje, por exemplo, ele poderá contar com o centroavante Mário Sérgio, poupado do jogo no Parque do Bacurau.

Para o Mapará, a partida representa uma decisão de campeonato. Assim sendo, o técnico Rogerinho Gameleira deve mandar a campo o melhor que dispõe em seu elenco. A formação não difere muito da que empatou o jogo de ida, no Parque do Bacurau. A Copa do Brasil não é novidade na história do Cametá. Caso garanta presença na edição do ano que vem, o time estará disputando a competição pela segunda vez em sua história. A primeira aconteceu em 2013. A presença na disputa se deu em razão do título do Estadual, conquistado pelo time no ano anterior. Mas a campanha do Mapará não deixou saudades ao seu torcedor. A equipe foi eliminada logo na primeira fase ao ser goleada, por 7 a 0, pelo Atlético-GO, em pleno Parque do Bacurau.

FICHA DO JOGO

  • Paysandu: Gabriel Bernard; Edilson, Naylhor, Filemon e Igor Fernandes; Geovane, João Vieira e Fernando Gabriel; Bruno Alves, Mário Sérgio e Dalberto. Técnico: Marquinhos Santos.
  • Cametá: Pedro Henrique; Pedrão, Marcos, Negueba e Rayro; George, Pet, Ryan e Guilherme; Léo Pará e Rogério. Técnico: Rogerinho Gameleira.
  • Local: Curuzu. Horário: 20h. Árbitro: Marco José de Almeida. Assistentes: Nayara Lucena Soares e Felipe Souza da Silva. Transmissão: TV Cultura, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).