Tylon Maués
A vitória de 3 a 0 sobre o Real Ariquemes-RO na última quarta-feira, pela Copa Verde, foi quase protocolar para o Paysandu, mas deixou uma boa impressão com uma atuação tranquila, com intensidade e com o ataque funcionando. Em três partidas em 2023, foram oito gols marcados, um sofrido e 100% de aproveitamento. Hoje, o Papão volta ao Campeonato Paraense para encarar o Castanhal, às 19h, na Curuzu, para mais uma vez tentar confirmar a boa fase.
O Japiim da Estrada é um dos poucos invictos no Parazão. A boa campanha até aqui, com uma vitória e dois empates, teve sua confiança mimada pela derrota e desclassificação na Copa Verde para o Real Ariquemes, jogando em casa. Os meias Gui Campana e Gabriel Santana, e o atacante Bambelo, que estavam em tratamento no DM do clube, têm grandes chances de reaparecerem no time.
O Paysandu também deve ter mudanças, mas estas por escolhas do técnico Márcio Fernandes, a fim de evitar um desgaste maior em face da mini maratona de jogos entre Parazão e Copa Verde. “Preciso dar ritmo a esses jogadores, confiança”, comentou o comandante do Papão. O meias Fernando Gabriel e Ricardinho podem ser as novidades, mesmo que apenas no banco de reservas. O primeiro ficou de fora do jogo passado por causa de uma virose, enquanto que o segundo ainda não estreou no ano por causa de uma entorse no tornozelo ainda na pré-temporada.
O treinador sabe que, mesmo com os resultados positivos até aqui, ainda busca um melhor encaixe na equipe. “Quando se está montando uma equipe vive-se de altos e baixos e estamos nessa fase. Quando chegarmos a uma condição melhor, o time vai engrenar”. Sobre o adversário, Fernandes sabe que o Japiim vem atrás de uma recuperação, o que o torna mais perigoso. “Vamos enfrentar um time do nosso estado e ele vem aqui em busca da vitória”.
Artilheiro do time no ano com quatro gols em três jogos, o centroavante Mário Sérgio sabe que o time de hoje deve ser diferente dos que entraram em campo até aqui. Para ele, esse aproveitamento de todos dentro do elenco é normal e salutar para manter a motivação em alta entre os jogadores. “É importante rodar o elenco, inclusive poupar um pouco já que a próxima partida será já neste sábado. A gente vem treinando forte e de forma correta, o resultado disso é esse desempenho em campo”.
O também atacante Stéfano tem opinião semelhante, do quanto essas alternâncias no time acabam estimulando ainda mais a todos que estão no elenco. “Temos um elenco grande e qualificado. Acho que todos terão suas chances e quem estiver de fora tem que estar bem preparado para quando a chance aparecer”.
FICHA DO JOGO
- Paysandu: Thiago Coelho; Samuel Santos, Genilson, Naylhor e Juan Tavares; Jiménez, João Vieira e Fernando Gabriel; Stéfano, Mário Sérgio e Bruno Alves. Técnico: Márcio Fernandes.
- Castanhal: Bernardo; Ronaldo, Matheus Serra, Admilton e Cássio; Daniel, Gui Campana e Bruno Henrique; Raylson, Bambelo e Wander. Técnico: Hermes Júnior.
- Local: Curuzu. Horário: 19h. Árbitro: Marco José de Almeida. Assistentes: Luís Diego Lopes e José Maria Barbosa Júnior.