Bola

Parazão feminino: semifinais começam no domingo. Veja os duelos

O Paysandu nunca foi campeão, assim como o Itupiranga. Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu
O Paysandu nunca foi campeão, assim como o Itupiranga. Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

Nildo Lima

A Federação Paraense de Futebol (FPF), por intermédio de seu departamento especializado, divulgou a tabela detalhada da fase semifinal do Campeonato Paraense de futebol adulto feminino, que conta com as participações de Clube do Remo, Paysandu, Pinheirense e Itupiranga, este o único representante do interior do Estado.

A penúltima etapa da competição será iniciada no próximo domingo, dia 27, com o confronto entre Paysandu e Itupiranga, na Curuzu e Clube do Remo e Pinheirense, na quinta-feira, dia 29, no estádio Abelardo Conduru, em Icoaraci. Ambos os jogos começam às 15h.

Os jogos de volta estão marcados para o sábado, dia 3 de dezembro, no estádio Jaime Pimentel, às 19h, e CT do Remo, às 9h30, quando serão conhecidos os finalistas do campeonato. A

equipe campeã do Estadual garante vaga na Série A3 do Brasileiro. Para chegarem à fase semifinal da disputa, Remo, Paysandu, Pinheirense e Itupiranga eliminaram, nas quartas de final Esmac, Cabanos, Castelo dos Sonhos e Águia de Marabá, respectivamente. As Leoas Azulinas são a sensação da disputa, com 100% de aproveitamento, somando 30 pontos, com dez vitórias. O time é apontado como favorito para a conquista do título.

A segunda melhor campanha da competição pertence ao Pinheirense, que soma 27 pontos, também com 10 jogos, nos quais obteve nove vitórias, sofrendo uma derrota, o que lhe garante 90% de aproveitamento.

Já o Paysandu, que soma 20 pontos, possui a terceira melhor participação na competição, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas, com aproveitamento de 67%. O Itupiranga fez apenas dois jogos, contra o Águia de Marabá, vencendo os dois confrontos. O número diminuto de jogos da equipe do interior se deve a desistência das equipes do Atlético Barbarense e União Barbarense, que integravam o Grupo C.

Dos clubes envolvidos na semifinal do Parazão feminino deste ano, Pinheirense e Clube do Remo já festejaram títulos da competição, com dois e três campeonatos, respectivamente. O Paysandu nunca foi campeão, assim como o Itupiranga.

A equipe da Esmac, alijada da disputa, divide com o Independente, de Tucuruí, o recorde de campeonato, com seis troféus. O time de Ananindeua esteve esse ano na Série A1, a Primeira Divisão do Brasileiro, mas acabou sendo rebaixada a A2 da competição ao encerrar sua participação na 14ª colocação, na frente apenas do Red Bull-SP e Cresspom-DF.