Aguardado com grande expectativa pelos paraenses, o Campeonato Parazão Banpará 2025 começa neste sábado, 18, com o confronto entre Remo e São Francisco, às 18h, no Novo Mangueirão. A competição será transmitida ao vivo pela TV Cultura, Portal, aplicativo e redes sociais, com novidades na cobertura.
‘Meio de Campo’ – Programa ao Vivo Uma das novidades é o programa Meio de Campo, que será exibido ao vivo após cada jogo transmitido. O programa fará uma análise dos principais lances e acontecimentos das partidas, além de divulgar resultados de outros jogos do dia. Com isso, os telespectadores terão maior interação e ficarão bem informados sobre o andamento da competição.
Marcelo Curumim, presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), destaca a importância do novo horário, que traz mais dinamismo. “O Meio de Campo será uma resenha da rodada, com melhores momentos e análise ao vivo dos comentaristas, trazendo mais informações para o público, mesmo após o apito final”, explicou.
Transmissão Nacional Outra novidade é a transmissão dos jogos de Remo e Paysandu para todo o Brasil a partir da terceira rodada, em uma parceria entre a TV Cultura e a TV Brasil. Essa iniciativa trará maior visibilidade ao campeonato e ao Pará, especialmente com a realização da COP 30, em novembro deste ano.
“O grande destaque desta temporada é o aumento do alcance das transmissões. No ano passado, o aplicativo foi um grande sucesso, permitindo que o público assistisse aos jogos de qualquer lugar. Este ano, com a parceria com a TV Brasil, o futebol paraense chegará a mais lugares, incluindo a capital federal”, ressaltou Marcelo Curumim, presidente da Funtelpa.
VAR no Parazão Uma inovação importante será a utilização do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo), que garantirá mais precisão nas decisões durante os jogos. Marcelo Mendes, diretor de TV da Funtelpa, explicou: “O VAR será uma das grandes novidades desta temporada, ajudando a arbitragem e trazendo mais emoção para os torcedores.”
Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), destacou que o Pará será uma das cinco federações do Brasil a usar a tecnologia. “A parceria entre a Funtelpa e a FPF é essencial para a implementação do VAR, garantindo um sistema de câmeras de alta qualidade nas transmissões”, afirmou.
O VAR será utilizado em todos os jogos das fases finais, e nas primeiras fases será aplicado nas partidas televisionadas, que ocorrem duas vezes por rodada.
Novidades na Cobertura A TV Cultura também dará destaque às peculiaridades dos municípios paraenses, mostrando suas atrações turísticas, econômicas e o potencial de cada região. O objetivo é apresentar o melhor do Pará, tanto para o público local quanto para todo o Brasil.
Ao todo, cerca de 70 profissionais estarão envolvidos nas transmissões, incluindo narradores, comentaristas, repórteres e editores. Mais de 118 municípios paraenses terão acesso aos jogos ao longo da competição, que terá cerca de 25 partidas transmitidas.
Programação No sábado, 18, a transmissão começará meia hora antes do jogo entre Remo e São Francisco, com comentários de Giordana Krumpanzer e Ivo Amaral, e reportagem de Cleven Pena. A narração será de Gilmar Pretti. O Meio de Campo será apresentado por Gilmar Pretti, Mateus Miranda e Marquinhos Belém, diretamente do Mangueirão.
No domingo, 19, o Paysandu enfrentará o Capitão Poço, às 17h, no Estádio Banpará Curuzu. A transmissão começará às 16h30, com comentários de Mateus Miranda e Marquinhos Belém, reportagem de Alex Ferreira e narração de Valmir Rodrigues. Após o jogo, o pós-jogo será apresentado ao vivo no estúdio da TV Cultura com Melbya Rolim, Mateus Miranda e Luís Mário.
A partir deste sábado, o Parazão promete agitar os apaixonados por futebol no Pará e em todo o Brasil.