Nildo Lima
Antes da bola rolar, ontem à tarde, no Re-Pa, que marcou, ainda em fase de testes, a reabertura do Mangueirão, o torcedor, sobretudo os de torcedores de times do interior do Estado, viveram grandes emoções, com cinco partidas, valendo pela 8ª rodada do Parazão, em sua fase classificatória.
As três equipes que faltavam para completar o G8 e que estão garantidas nas quartas de final da competição foram conhecidas, além das duas que foram rebaixadas à Série B do Estadual de 2024. Todas as partidas foram disputadas no mesmo horário – às 10h – com apenas uma delas em Belém. As demais pelos campos do interior.
As equipes rebaixadas são o Itupiranga e o Independente. O primeiro encerrou sua participação na competição na 11ª colocação, com o segundo ficando na lanterna, ambas com seis pontos.
No estádio Jaime Sena Pimentel, na cidade de Itupiranga, o time da casa caiu frente ao São Francisco, que já entrou em campo classificado, por 2 a 1. José anotou o gol do Crocodilo, enquanto Jordan Gabriel e Diego fizeram os tentos do Leão Santareno. Em Marabá, o Independente, que não venceu um só jogo, não saiu do 0 a 0 diante do Águia, que já estava classificado, como 3º colocado.
Jogando em seu Centro de Treinamento, o Castanhal, sob o comando do técnico Gian Dantas, bateu o Caeté por 2 a 0, gols de Pedro Santos e Murilo e, assim, assegurou classificação, como 6º colocado, com nove pontos. Mesmo sendo derrotado, o Caeté, com sete pontos, assegurou a última colocação do G8.
No único jogo disputado na capital, o Tapajós conseguiu se livrar da queda à Série B ao derrotar o Bragantino, por 1 a 0, gol de Douglas Lima. O Braga acabou ficando de fora do G8, na 10ª posição, com sete pontos, mas segue na elite. O Boto ficou um degrau acima, na 9ª colocação.
Contando, mais uma vez, com o poder de fogo do atacante Paulo Rangel, que retornou à Vila Olímpica na reta final da etapa inicial do Parazão, a Tuna Luso derrotou o Cametá em plena casa do adversário, o Parque do Bacurau, por 2 a 1. O Mapará até chegou a abrir o placar por intermédio de Bruce, no primeiro tempo. Mas, na segunda etapa, a Lusa reagiu e virou o placar com gols de Gabriel e Paulo Rangel. Diante do resultado, a Lusa ficou na 7ª colocação, com 8 pontos e carimbou sua ida às quartas de final. O Cametá, classificado, se manteve na 4ª colocação, com 14 pontos.
Os classificados às quartas de final, portanto, são: Clube do Remo, Paysandu, Águia de Marabá, Cametá, São Francisco, Castanhal, Tuna Luso e Caeté. Itupiranga e Independente são os rebaixados à Série B do Estadual do ano que vem.
Os confrontos das quartas de final da competição já estão definidos (veja ao lado). Faltam apenas os detalhes dos quatro jogos, o que deve ser feito, hoje, pelo Departamento de Competições da Federação Paraense de Futebol (FPF).
Clube do Remo, Paysandu, Águia de Marabá e Cametá, por terem encerrado participações nas primeiras colocações, contam com o direito de fazer o jogo de volta em casa, visto que a fase será disputada em sistema de ida e volta.
A artilharia do Estadual segue sendo liderada pelo atacante Mário Sérgio, do Paysandu, autor de oito gols. Em segundo está Pilar, do Cametá, com cinco gols.
OS CONFRONTOS DAS QUARTAS
Caeté x Remo
São Francisco x Cametá
Tuna Luso x Paysandu
Castanhal x Águia