Bola

Parauapebas e Esmac duelam pela última vaga nas quartas de final da Série B

Texto: Nildo Lima

Em desvantagem por ter perdido o jogo de ida – 2 a 1 -, o Parauapebas recebe, hoje, às 16h, no estádio Rosenão, na cidade de Parauapebas, a visita da Esmac, ainda pelas oitavas de final da Série B do Campeonato Paraense. A partida apontará a 8ª equipe classificada às quartas de final da competição. As equipes deveriam, pela tabela original, ter entrado em campo no último dia 6, no mesmo local. Mas o imbróglio jurídico envolvendo o apoiador Lukinhas, acusado de atuar irregularmente pelo time da casa, acabou adiando o duelo.

Arquivada denúncia de ilegalidade do atleta, feita pela procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD/PA), o técnico Robson Melo vai poder contar com Lukinhas no confronto decisivo. Como venceu a partida de ida, a Esmac entra em campo tendo a seu favor o empate. Ao Gigante de Aço só resta devolver o resultado ao adversário por diferença de um gol para levar a decisão para os pênaltis ou arrancar resultado com vantagem superior para seguir direto às quartas de final.

Quem avançar no campeonato se juntará aos já classificados Capitão Poço, Cametá, São Francisco, Vila Rica, Santa Rosa, Carajás e União Paraense, que ganhou, no “tapetão”, o direito de seguir na competição, desbancando o Atlético Paraense, que utilizou jogador irregular. A próxima fase do campeonato, que será disputada em formato igual ao atual, ou seja, em jogos de ida e volta, ainda não tem data certa para ser iniciada. Contudo, a expectativa é que os jogos aconteçam o mais breve possível, até como forma de compensar a semana em que a competição ficou paralisada por causa das questões jurídicas no TJD/PA.

A Série B do Estadual começou com a participação de 24 clubes, mas ainda na fase de grupos seis equipes foram logo rebaixadas à Série C, que será, segundo promessa da direção da Federação Paraense de Futebol (FPF), disputada pela primeira vez no ano que vem. Após a semifinal, as equipes que decidirão o título da competição estarão automaticamente classificadas à elite do futebol local. Ao menos duas das equipes que ainda estão na disputa do campeonato – Capitão Poço e União Paraense – nunca disputaram o Parazão.