Com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), dos cinco atletas que receberam o apoio, duas – Camille Oliveira e Andressa Fortunato – tornaram-se campeãs com a Seleção Feminina Brasileira de Basquete Master B, na categoria 30+, no XII Campeonato Pan-Americano, no último domingo (21), em Yucatán, na cidade de Mérida, no México.
“Sabíamos que seria um dia para nos superarmos mais uma vez, mesmo diante de tantas adversidades, conseguimos! A nossa torcida foi incansável. Sentimento de dever cumprido e muita gratidão”, disse a atleta Camille Oliveira.
A Seleção Brasileira B, ficou na segunda colocação da chave A, que tinham as seleções do Chile (Basket Chile), México (Cazadoras) e Equador. Com o segundo lugar na fase de grupo, as brasileiras venceram as chilenas pelo placar de 67 a 60, as equatorianas por 61 a 51 e perderam a terceira partida para as mexicanas por 57 a 45, que foram as primeiras colocadas da chave. Nas quartas de final o Brasil enfrentou a Bolívia, e venceu com tranquilidade por 71 a 44, uma diferença de 27 pontos, garantindo a vaga para a semifinal.
A expectativa era muito grande para a semifinal por parte das atletas do Brasil B, que enfrentariam a Seleção principal, o Brasil A, para chegar na tão sonhada final da competição.
Na partida entre as nossas seleções, o time do Brasil B, venceu por 67 a 51, garantindo a vaga para a grande decisão contra a Seleção do Chile. A final foi realizada no ginásio Poliforum Zamna. E a nossa seleção venceu de virada nos últimos minutos por 54 a 50, trazendo o título para o país.
A Seel deu total apoio aos atletas paraenses que fizeram parte da delegação brasileira, que esteve na competição no período de 12 a 21 de abril, no México. Os atletas beneficiados foram: Paulo Fernando Seráfico de Assis Carvalho, Andressa Fortunato Bentivi de Castro, Camille Ferreira de Oliveira, Maridelzira Betânia Moraes David e Arnaldo José de Miranda.
O Brasil chegou na competição em 25 categorias, a partir de 30 anos de idade até 80 anos e acima, adicionando a um total de 70 times que competiram. O Brasil atualmente ocupa a segunda posição no ranking mundial do basquete master, apenas atrás dos Estados Unidos.