PARAZINHO NELES!

Paraense fatura o bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris

A seleção brasileira masculina de goalball conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris. Parazinho marcou dois gols na partida contra a China.

Parazinho ajudou o Brasil a conquistar o bronze
Parazinho ajudou o Brasil a conquistar o bronze

A seleção brasileira masculina de goalball conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris (França) após derrotar a China por 5 a 3, nesta quinta-feira (5) na Arena Paris 6. Este é o quarto pódio paralímpico seguido da equipe, após o ouro nos Jogos de Tóquio (2020), o bronze no Rio de Janeiro (2016) e a prata em Londres (2012).

O destaque do Brasil na partida desta quinta foi o ala/pivô Leomon Moreno, que marcou três gols. A equipe brasileira também contou com dois tentos de Parazinho.

O time masculino de goalball (formado por André Dantas, Emerson da Silva, Parazinho, Leomon Moreno, Paulo Saturnino e Romário Marques) era uma das grandes esperanças de medalha de ouro em Paris, pois tem três títulos mundiais e conquistou o ouro olímpico em Tóquio.

PARÁ NO PÓDIO

Um dos destaques da seleção é paraense. Josemarcio, conhecido também como “Parazinho”, nasceu com distrofia no nervo ótico. O atleta conheceu o goalball por meio do irmão, também jogador, e a treinadora o convidou a experimentar o esporte, tornando-se sua paixão. Foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira em 2013.

Com a seleção, foi medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e bronze nos Jogos do Rio 2016; bicampeão mundial (Portugal 2022 e Malmö 2018); ouro no Campeonato das Américas 2022; tricampeão dos Jogos Parapan-Americanos (Santiago 2023, Lima 2019 e Toronto 2015); e ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2013, na Argentina.