A Seleção Brasileira de Judô Paralímpico foi convocadam neste sábado (24) para o Campeonato Mundial, que será realizado em Baku, no Azerbaijão, de 8 a 10 de novembro. O grupo conta com 21 atletas que ficarão concentrados no CT Paralímpico, em São Paulo, de 10 a 19 de outubro, para a última Fase de Treinamentos antes do principal evento do ano.
Dos 21 convocados, sete lideram suas categorias no mais recente ranking divulgado pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos): Rosi Andrade (-48 kg J1); Brenda Freitas (-70 kg J1); Alana Maldonado (-70 kg J2), que divide a liderança com a cubana Dalidaivis Rodriguez; Rebeca Silva (+70 kg J2); Arthur Silva (-90 kg J1); Wilians Araújo (+90 kg J1); e Thiego Marques (-60 kg J2).
Pará é campeão das Paraolimpíadas Escolares 2022
Novamente presente na lista de atletas que irá representar o Brasil, a paraense Larissa Oliveira destacou mais um épico momento de sua carreira, através de post divulgado em suas redes sociais. “Muito feliz de poder representar meu país outra vez, só tenho que agradecer a todos aqueles que estão comigo nessa caminhada! Conto com a torcida de todos! Vamos rumo à Paris 2024!”, exaltou.
Vale lembrar que o Brasil venceu as três etapas do Grand Prix da IBSA realizados na temporada, em Antalya (Turquia), Nur-Sultan (Cazaquistão) e São Paulo. “Esta convocação reúne atletas experientes com grandes chances de conquistar medalha a outros mais jovens com um futuro promissor. O Brasil estará muito bem representado”, diz o técnico Jaime Bragança.
Na última edição do Mundial, disputada em Portugal, em 2018, o país conquistou três medalhas: o ouro inédito no feminino individual, com Alana Maldonado, além dos bronzes de Meg Emmerich e no feminino por equipes.