A Seleção Brasileira masculina de goalball conquistou nesta sexta (24) o título dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, o quarto na história da competição, ao derrotar na final os Estados Unidos, por 12 a 2, na quadra do Centro de Esportes Paralímpicos.
Um dos destaques do time é o paraense Josemarcio da Silva Sousa, o Parazinho, natural de Santa Maria do Pará, e que foi convocado pela primeira vez em 2013.
Ele já havia conquistado Ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e bronze nos Jogos do Rio 2016; bicampeão mundial (Portugal 2022 e Malmö 2018); ouro no Campeonato das Américas 2022; bicampeão nos Jogos Parapan-Americanos (Lima 2019 e Toronto 2015); e ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2013, na Argentina.
Já a equipe feminina do Brasil ficou com a medalha de bronze ao bater a Argentina, por 10 a 0. O ouro entre as mulheres ficou com as canadenses, algozes das brasileiras na semifinal e agora garantidas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 com esta conquista – apenas o campeão de cada categoria no Chile garantia vaga. Elas bateram as norte-americanas por 4 a 3.
“A gente precisava passar por esta etapa sabendo que não poderíamos subestimar os adversários por já estarmos classificados a Paris. Agora, com o Brasil tetracampeão, podemos pensar 100% na Paralimpíada”, falou o técnico da Seleção masculina, Jônatas Castro. Os homens já estavam classificados à Paralimpíada francesa graças ao título mundial conquistado no ano passado, em Portugal. Até por isso, a prata norte-americana também foi comemorada, pois os EUA ficaram com a vaga cedida via Parapan.
A final entre os homens mostrou, mais uma vez, por que o Brasil vem sendo dominante no goalball – além do tetra parapan-americano (Santiago 2023, Lima 2019, Toronto 2015 e Guadalajara 2011), o país é o atual tricampeão mundial e foi campeão paralímpico em Tóquio 2021. Mesmo com um pouco de desatenção no primeiro tempo, quando cedeu três penalidades aos rival (todas defendidas), o time foi para o intervalo vencendo por 2 a 0.
Depois de começar com Paulinho e Parazinho nas alas e Emerson no pivô, o treinador fez a substituição que mudou o confronto: colocou André Dantas no lugar de Paulinho. Os norte-americanos não conseguiram encontrar o tempo de bola de Dantas, que foi o artilheiro da final, com cinco gols. Emerson e Parazinho fizeram três cada, e Paulinho marcou um.