Bola

Pará vai ganhar um Museu do Futebol. Veja os detalhes!

O primeiro jogo na nova estrutura do estádio deve receber um público de 25 mil pessoas. O jogo iniciará as 16 h, com os portões abertos a partir de 13h. Foto: Divulgação
O primeiro jogo na nova estrutura do estádio deve receber um público de 25 mil pessoas. O jogo iniciará as 16 h, com os portões abertos a partir de 13h. Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (09), a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza um encontro aberto, em Belém, para apresentar às diversas entidades representativas do futebol no Pará o projeto do Museu do Futebol.

A reunião ocorrerá no auditório Eneida de Moraes, do Palacete Faciola, às 16h, e contará com a participação de representantes da Federação Paraense de Futebol (FPF), representantes clubes de futebol profissional do Pará, imprensa esportiva, representantes da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Com pesquisa e curadoria do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) da Secult, o espaço será dedicado à promoção, difusão e à salvaguarda da memória futebolística no Brasil, com ênfase no desenvolvimento do esporte no estado do Pará. O novo Museu deverá ser instalado no Estádio Estadual jornalista Edgar Proença (Mangueirão) nos próximos meses.

O projeto visa estruturar um ambiente dinâmico para incentivar o público a percorrer a história do esporte, no Brasil e no Pará, itinerário que conduzirá o visitante a reconhecer os atletas emblemáticos, relembrar os campeonatos paraenses, conhecer os berçários onde surgem os novos ídolos, a ascensão do futebol feminino, os times locais e seus símbolos e uma infinidade de informações relacionadas à cultura do futebol, através de tecnologias interativas, acervos históricos, dentre outros.