RECEITA DO SUCESSO

Para Rodrigo Santana, união do grupo será fundamental para o Remo em 2025

O técnico Rodrigo Santana busca repetir o sucesso da temporada passada com o Clube do Remo, mesmo com um elenco em reformulação.

Rodrigo Santana quer o grupo em harmonia na próxima temporada: coletivo precisa ser forte mais uma vez - Foto: Samara Miranda/Remo
Rodrigo Santana quer o grupo em harmonia na próxima temporada: coletivo precisa ser forte mais uma vez - Foto: Samara Miranda/Remo

No Clube do Remo desde maio deste ano, o técnico Rodrigo Santana conseguiu comandar um elenco desacreditado, que lutava contra o rebaixamento, até o acesso para a Série B. O feito ficou mais impressionante porque poucos reforços foram contratados a partir de sua chegada, nenhum deles de peso. Além do trabalho dentro de campo, o treinador sempre destacou o que foi feito fora das quatro linhas. O grupo se fechou, o ambiente melhorou e, ainda que com muitas dificuldades, conquistou o principal objetivo do ano. Sendo assim, com o início do trabalho visando 2025, com um elenco que ainda está em reformulação, o treinador tenta repetir o feito, começando pelo alinhamento nos bastidores, mantendo um bom relacionamento para tentar repetir o sucesso da temporada passada.

Na entrevista coletiva de início de treinamentos, Santana ressaltou a necessidade de ter em Belém o quanto antes o elenco completo. Ou pelo menos com um grupo suficiente para equilibrar os trabalhos de campo. “Me preocupo em tê-los mais cedo para entender o nosso modelo de jogo, os nossos conceitos. Tudo demanda um pouquinho de tempo, mas eu estou muito otimista pelo que a gente vem buscando, conversando e espero montar um time bem forte e fazer uma pré-temporada muito boa”, disse.

“Eu acredito na manutenção dos jogadores que renovaram ajuda muito no nosso trabalho. Por isso que eu apresso todo dia para fazer com que os jogadores cheguem. Porque a exemplo da Série C, eu acho que o que valeu foi o coletivo. Foi o dia a dia que transformou os jogadores, que ganharam confiança e entenderam o sistema de jogo e acabaram tendo alta performance. Então, quanto mais cedo o jogador chegar, se eu conseguisse pelos 20 atletas agora, em dezembro, com certeza ficaria mais fácil o início do estadual”, completou o treinador.

Objetivo imediato

O técnico do Remo salientou que esse é um dos objetivos imediatos com os novatos. É fazer eles entenderem o mais cedo possível o que é vivenciar o clube e, obviamente, o que será preciso fazer dentro de campo. Ou seja, os remanescentes da campanha do acesso também terão uma importância diferenciada nesse processo. “Alguns atletas que já entenderam o que é o Remo, que já tiveram acesso aqui. Eles vão ser de suma importância para estar recebendo esses jogadores e estar passando esse feedback no dia a dia, no vestiário, na alimentação que a gente faz aqui, para fazer eles entenderem o mais cedo possível. Eu tenho muita preocupação em relação a isso, a fazer com que o atleta consiga se adaptar o mais cedo possível”.

Jogadores destacam bom ambiente no Remo

Entre os jogadores, vigora o conceito de criação de um ambiente harmonioso. Primeiro contratado do Leão Azul para 2025 a se apresentar no Baenão, o meia-atacante Dodô destacou essa característica que encontrou no novo grupo, do quanto foi bem recebido e a ajuda que isso traz na adaptação. “Gostei bastante. Fui muito bem recebido. Agradeço a recepção de todos. E pegar firme nessa pré-temporada pra gente poder chegar bem no estadual”. Além disso, Dodô vem de cinco anos atuando no futebol asiático. Segundo ele, uma experiência muito proveitosa, aprendendo outra cultura, quando pôde aprender bastante de futebol ao trabalhar com diversos técnicos de outros países. “Eu procuro tirar os bons momentos que eu tive nos outros clubes e colocar em prática aqui. Então, é poder ter esse bom momento aqui no Remo”.

Autor do gol do acesso, o centroavante Ytalo viveu todos os momentos importantes de 2024. Segundo ele, todo início é sempre diferente, com poucos jogadores que ficaram da temporada anterior, com as caras novas chegando e os garotos da base tentando conquistar espaço. “Espero que alguns deles possam ficar com a gente aqui para o próximo ano e que a gente possa fazer uma grande temporada”, confirmou Ytalo.

Finalmente, ele destaca essa característica acolhedora do elenco azulino e o quanto isso é importante para o desempenho em campo. “A gente sempre foi um time que acolheu muito bem as pessoas que chegam depois, os jogadores que chegam para ajudar, então eu acho que eles vão desfrutar bem aqui da equipe do Remo, já passando todos os feedbacks, como é a torcida, como é a cobrança, para poder, desde o começo, saber o que é preciso ser feito”, completou.