HISTÓRICO

Papão x Coelho: comandantes vão precisar quebrar tabu

Papão terá uma missão complicada diante dos mineiros, já que o retrospecto não é favorável; técnicos buscam vitória inédita.

Time bicolor precisa da vitória, hoje - Foto: Jorge Luis Totti/PSC
Time bicolor precisa da vitória, hoje - Foto: Jorge Luis Totti/PSC

O jogo entre Paysandu e América traz à tona tabus envolvendo os seus respectivos treinadores. Afinal, tanto o treinador Alberto Valentim, do time mineiro, como Márcio Fernandes, da equipe paraense, jamais venceram seus adversários deste sábado. Em dois jogos contra o Papão, Valentim sofreu duas derrotas (1 a 0 e 5 a 3), ambas quando estava no comando técnico do Ituano-SP, no ano passado. Enquanto isso, Fernandes enfrentará o América pela terceira vez em sua carreira. Nas duas primeiras vezes, quando esteve, primeiro, no comando do Vila Nova-GO e, depois, do próprio Paysandu (2 a 0 e 3 a 1).

No jogo de ida entre as equipes, em Belo Horizonte, Paysandu e América contaram com outros treinadores. Na época, o Papão era comandado por Luizinho Lopes e o Coelho por Willian Batista. Além disso, o confronto entre as equipes tem a superioridade do time visitante. A partida deste final de semana será a 18ª da história. Nas anteriores, o Coelho tem dez vitórias contra seis do Papão. Apenas uma partida, a do turno da atual Série B, terminou empatada. Aliás, um resultado que até hoje é lamentado pela Fiel, visto que o Paysandu chegou a ter a vitória por 2 a 0 até os 40 minutos do 2º tempo.

Rebaixamento e Probabilidades

Ocupantes da zona de rebaixamento, Paysandu e América possuem probabilidades diferentes de queda para a Série C de 2026, de acordo com os sites especializados. O time paraense reúne, segundo o Chance de Gol, 90,3% e o seu adversário 51,5% de probabilidade de rebaixamento. Por sua vez, o Departamento de Matemática, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), aponta 90,2% e 57,0%, respectivamente.