Bola

Paysandu pulveriza projeções matemáticas na Série C

Time bicolor está cada vez mais próximo do acesso. Foto: Jorge Luis Totti-PSC
Time bicolor está cada vez mais próximo do acesso. Foto: Jorge Luis Totti-PSC

Nildo Lima

Se antes do início da 2ª rodada do quadrangular da Série C do Brasileiro, Grupo C, a torcida do Paysandu não vinha demonstrando simpatia aos sites de projeções matemáticas do futebol, entre eles o Chance de Gol, que davam poucas possibilidades de o time ascender à Série B de 2024, após a vitória do Papão, por 1 a 0, no último sábado, diante do Amazonas-AM, em Manaus, a Fiel passou a ter motivo para deixar a desconfiança com os matemáticos de lado. O resultado assegurou aos bicolores números bem mais favoráveis não só de chegar à final do campeonato e de acesso à Série B de 2024.

Depois da 1ª rodada do quadrangular, quando o Papão não foi além de um empate – 1 a 1 – diante do Volta Redonda-RJ, na Curuzu, o Paysandu passou a reunir apenas 22,9% de probabilidade de chegar à Segundona do ano que vem e apenas 66,4% de decidir o campeonato. Agora, a equipe listrada, conforme o site, tem 51,9% de possibilidade de subir para a divisão superior do Brasileiro e 17,7% de chegar à final. A decisão da Terceirona, de acordo com o regulamento do campeonato, acontecerá entre os primeiros colocados dos quadrangulares (Grupos A e B).

O Paysandu ocupa, no momento, a 2ª colocação na classificação do Grupo C, com quatro pontos, atrás do Volta Redonda, que tem a mesma pontuação, mas com a vantagem no número de gols marcados – 3 a 2 -, 3º critério de desempate. O próximo compromisso do Papão será no domingo que vem, às 16h, contra o Botafogo-PB, no Mangueirão. Ainda segundo o Chance de Gol, o Paysandu reúne 41,8% de possibilidade de vitória, 26,9% de empate e 31,3% de o triunfo ser favorável ao visitante.

O Botafogo vem a Belém para tentar a sua reabilitação. Em sua estreia no quadrangular, o Belo, como é apelidado o time nordestino, derrotou o Amazonas-AM, lanterna do Grupo C, com zero ponto, mas, no último domingo, na cidade de Volta Redonda, caiu diante da equipe homônima por 2 a 1, ficando na 3ª colocação da chave, com três pontos na tabela de pontuação.