SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Deportivo Pereira havia sofrido apenas dois gols como mandante nesta edição da Libertadores, em que o clube colombiano faz sua estreia na competição. Em menos de 35 minutos diante do Palmeiras, porém, a equipe foi vazada três vezes nesta quarta-feira (23). No final, acabou goleada por 4 a 0.
Raphael Veiga, de pênalti, aos 23 dos minutos do primeiro tempo, Marcos Rocha, aos 32, e Mayke, aos 35, deixaram o time colombiano desnorteado em campo antes do intervalo. Na volta do vestiário, Rony fez o quarto já perto do fim, aos 37 minutos, e fechou a conta.
Antes de encarar os palmeirenses, o Pereira estava invicto em seus domínios na competição continental, com três vitórias -Monagas (VEN), Boca Juniors (ARG) e Independiente del Valle (EQU)- e um empate, diante do Colo Colo (CHI).
Apenas os venezuelanos, derrotados por 2 a 1, e os chilenos, que arrancaram um empate por 1 a 1, ambos na fase de grupos, haviam conseguido furar a defesa dos colombianos. Boca e Del Valle, o adversário das oitavas de final, perderam por 1 a 0.
Como visitante, porém, a história é bem diferente. Em quatro jogos, nenhum triunfo. Duas derrotas, diante de Boca e Monagas, e depois empates, contra Colo Colo e Del Valle.
Por isso o resultado desta quarta deixou a formação alviverde em uma situação bastante confortável para a partida de volta, na quarta-feira (30), no Allianz Parque, onde os donos da casa poderão perder por até três gols de diferença que mesmo assim ficarão com a vaga para a semifinal da competição.
Para se manter vivo na Libertadores, o Pereira teria que, pelo menos, vencer por quatro gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis.
Caso o elenco de comandado por Abel Ferreira confirme a classificação, o adversário na próxima fase será o vencedor do confronto entre os argentinos Boca Juniors e Racing. Nesta quarta-feira, na Bombonera, os rivais ficaram em um empate sem gols.
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Zé Rafael (Fabinho), Gabriel Menino (Ríos) e Raphael Veiga (Jhon Jhon); Mayke, Rony e Dudu (Artur).
DEPORTIVO PEREIRA
Quintana; Garcés, Quintero (Valencia) e Ramírez; Moreno (Bocanegra), Vásquez (Murillo), Medina (Monroy), Zuluaga e Fory; Arley Rodríguez (Balboa) e Angelo Rodríguez. T.: Alejandro Restrepo.
Local: Estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira (COL)
Data e hora: 23 de agosto de 2023, às 21h30
Árbitro: Facundo Tello
Assistentes: Diego Bonfa e Cristián Navarro
VAR: Mauro Vigliano
Amarelos: Abel Ferreira, Quintero, Gabriel Menino, Fabinho
Vermelho: Não houve
Gols: Raphael Veiga, aos 23’/1ºT, Marcos Rocha, aos 31’/1ºT, Mayke, aos 34’/1ºT, e Rony, aos 36’/2ºT