CUIDADOS PALIATIVOS

Paciente oncológico realiza sonho de conhecer o Paysandu

A ação foi organizada pelas equipes de Humanização e Cuidados Paliativos do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo e parceiros.

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

O jovem torcedor Márcio Kauã Rosa de Jesus, de 14 anos, viveu um dia inesquecível nesta sexta-feira (26). Em cuidados paliativos no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, ele realizou o sonho de conhecer o Estádio Leônidas Sodré de Castro, o Banpará Curuzu, casa do Paysandu, e encontrar seus ídolos do time bicolor.

A ação foi organizada pelas equipes de Humanização e Cuidados Paliativos do Hoiol, em parceria com a ACCEB, Casa Ronald McDonald e o Departamento de Responsabilidade Social do Paysandu. Kauã deixou o hospital por volta das 9h em uma ambulância e foi recebido na Curuzu por dirigentes, jogadores e o mascote Lobo Mau. O adolescente visitou o refeitório, vestiários, hotel, sala de troféus e ainda foi ao gramado assistir ao treino do time.

A mãe de Kauã, Joelma Rosa, contou que a paixão do filho pelo Paysandu começou por influência do avô. “Sempre que passávamos em frente ao estádio, ele dizia que queria conhecer por dentro. Hoje esse sonho virou realidade”, disse emocionada.

Diagnóstico e Tratamento

Diagnosticado em 2018 com linfoma linfoblástico T, um tipo raro e agressivo de câncer, Márcio Kauã Rosa de Jesus passou por tratamentos e chegou a ter remissão da doença, que voltou a se manifestar em fevereiro deste ano. Com o avanço do câncer e o fim das opções de tratamento curativo, ele passou a ser acompanhado pela equipe multiprofissional de cuidados paliativos do hospital.

Para o médico paliativista pediátrico Thiago Gama, proporcionar momentos como esse é parte essencial do trabalho. “Cuidados paliativos não são sobre morte, são sobre vida. Realizar o sonho do Kauã trouxe alegria não apenas para ele, mas para toda a família”, destacou.

O Compromisso Social do Paysandu

O vice-presidente do Paysandu, Diego Moura, reforçou o compromisso do clube com ações sociais. “É uma honra participar de momentos assim e usar a força do esporte para levar alegria aos torcedores”, afirmou.

Referência na Amazônia

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na Amazônia para o diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil e atende atualmente mais de 1.300 pacientes.