Bola

Noite de festa na Curuzu: Paysandu entra em campo para jogo comemorativo

Nildo Lima

Garantido o acesso do time à Série B do Brasileiro de 2024, o Paysandu volta a campo, hoje, aparentemente, para sua última apresentação na temporada. O Papão enfrenta o Castanhal, às 20h, na Curuzu, em amistoso no qual a grande atração é mesmo o time bicolor. A partida tem ares de jogo-treino, visto que o adversário vem a Belém com sua equipe sub-20, que vai encarar, a partir da próxima sexta-feira, o Paraense da modalidade e, em janeiro de 2024, a concorrida Copa São Paulo. Se para o Japiinzinho o jogo tem cunho preparatório, para a equipe da capital trata-se de um reencontro festivo com sua torcida.

Em princípio, o Paysandu, que sequer treinou para a partida, deve ter em campo a mesma formação que caiu, por 1 a 0, diante do Volta Redonda-RJ, no último sábado, mas que assegurou o retorno do clube à Segundona, após cinco anos disputando a Série C do Nacional. A equipe, no entanto, deverá sofrer muitas mudanças no decorrer dos 90 minutos, até para que o torcedor possa ver em campo todo o elenco que defendeu o clube na Série C. O amistoso em comemoração ao acesso à Série B será o segundo jogo não-oficial do Papão no ano. Durante a pré-temporada, em Barcarena, o time bicolor venceu a seleção local por 2 a 0.

Este ano, o Paysandu disputou um total de 48 partidas oficiais em quatro competições: Parazão (14 jogos), Copa Verde (7), Copa do Brasil (2) e, finalmente, Série C do Brasileiro (25). Foram 22 vitórias, 11 empates e 15 derrotas. A equipe bicolor marcou 59 gols, sofrendo 57, tendo um saldo positivo de dois tentos. Após a partida, o elenco bicolor será liberado para o período de férias, com alguns jogadores deixando já acertada a renovação de contrato com o clube, caso do meia Robinho, que já teria chegado a um acordo para seguir na Curuzu em 2024. Oficialmente, porém, a direção bicolor nada informou sobre o assunto.

Enquanto para o Paysandu é “final de festa”, para o Castanhal, sub-20, o ano só está começando. A equipe comandada pelo técnico Matheus Lima fará sua estreia no Campeonato Paraense da modalidade na próxima sexta-feira enfrentando o Trabalhista, na cidade de Curuçá. O Japiinzinho faz parte do Grupo A da competição juntamente com outras cinco equipes. De acordo com Lima, a competição local servirá como “laboratório para a Copa São Paulo”. O treinador vai para a sua 7ª Copinha, tendo disputado cinco pela Desportiva Paraense e uma pelo Clube do Remo.