Matheus Miranda
O azul celeste será a cor do estado do Pará na grande decisão da Copa Verde de 2023, com a final do torneio regional definida: o Paysandu encara o Goiás-GO, que assegurou a sua vaga também na noite desta quarta-feira (29). A ida do Papão da Curuzu rumo ao seu tetracampeonato regional, foi digno de um roteiro dos sonhos. No desenrolar da 768° edição do Clássico Re-Pa, no estádio Mangueirão, em Belém, a equipe venceu o embate por 2 a 1, ao recuperar a desvantagem no agregado e levar a definição para as penalidades máximas. Em uma disputa frenética, o Lobo saiu vencedor por 4 a 2, ao selar o seu primeiro compromisso por título nesta temporada.
Com as duas equipes bem definidas para o choque-rei do Norte em meio as ausências motivadas por expulsões, o duelo tornou a apresentar fraca qualidade técnica, mas compensada pela tensão ininterrupta ao longo dos 90 minutos. Na etapa inicial, o Paysandu foi o responsável pela ação primária. Bruno Alves, aos 3 minutos, tentou de fora da área. A resposta do Remo veio aos 18 minutos com Pablo Roberto, sem susto. Curuá, da intermediária, isolou.
As tentativas animaram os azulinos, que levaram perigo, de fato, aos 28 minutos, em triangulação pela esquerda, com Muriqui deixando Jean Silva na cara do gol, parando em Thiago Coelho. Na sequência, a corrida para o abraço. Em tapa açucarado de Pablo Roberto, Muriqui, em cavadinha, abriu o marcador aos 30 minutos. Logo depois, Pablo Roberto, sozinho, finalizou em cima do arqueiro bicolor. Antes do fim, Juan arriscou de fora sem qualquer ameaça a Vinícius.
No segundo tempo, a tensão foi a grande dona da partida. Logo aos 5 minutos, em bate-rebate, o Lobo deixou tudo igual com Mário Sérgio. O Leão Azul sentiu o tento ao passo que o Alviceleste cresceu no gramado. Muriqui, em cabeceio no travessão, equilibrou. Mas, aos 35 minutos, Fernando Gabriel, em golaço, virou o placar. Muriqui, nos acréscimos, em posição privilegiada, deixou escapar a oportunidade final de garantir a classificação azulina sem a necessidade das penalidades.
Nos tiros livres, Mário Sérgio, Ricardinho, Paulo Henrique e Eltinho sacramentaram a classificação mesmo com o desperdício de Fernando Gabriel, já que os azulinos viram Muriqui e Rogério perderem as cobranças, mesmo com Ícaro e Uchoa anotando os gols. Resultado final, Papão na final da Copa Verde!
FICHA DO JOGO
Remo: Vinícius; Lucas Mendes, Ícaro, Diego Guerra e Leonan (Raí); Anderson Uchôa, Curuá, Pedro Vitor (Ronald) e Pablo Roberto (Pingo); Jean Silva (Rogério) e Muriqui. Técnico: Marcelo Cabo.
Paysandu: Thiago Coelho; Samuel Santos (Paulo Henrique), Bocanegra, Wanderson e Eltinho; Jiménez (Fernando Gabriel), Ricardinho, Hernández (Roger) e Juan Pitbull (Paulo Henrique); Mário Sérgio e Bruno Alves. Técnico: Márcio Fernandes.
Local: Mangueirão. Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES). Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES). C.A.: Bruno Alves e Fernando Gabriel (P); Uchôa (R).