CLÁSSICO

Nanananananananã e os jogos de futebol

Um clássico do eurodance lançado em 1996 pela cantora italiana Gala está conquistando de vez os estádios de futebol ao redor do mundo.

Reprodução
Reprodução

Um clássico do eurodance lançado em 1996 pela cantora italiana Gala está conquistando de vez os estádios de futebol ao redor do mundo.

A música “Freed From Desire”, que marcou época nas pistas com seu refrão chiclete e batidas eletrônicas aceleradas, agora virou trilha sonora de torcidas apaixonadas e transmissões esportivas.

Durante a atual edição da Copa do Mundo de Clubes, realizada nos Estados Unidos, a faixa tem embalado vinhetas e empolgado torcedores brasileiros de Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense, que vibram a cada jogo ao som do hit.

O caminho de “Freed From Desire” até as arquibancadas é tão curioso quanto a trajetória de muitos clubes que sonham com o título mundial. Em 2016, um torcedor do modesto Wigan Athletic, da terceira divisão inglesa, criou uma versão para exaltar o atacante Will Grigg, com o refrão que virou febre: “Will Grigg’s on fire”. A brincadeira viralizou nas redes sociais e ecoou nas arquibancadas durante a Eurocopa daquele ano.

Desde então, a música ganhou novas versões por diferentes torcidas. Os fãs do Manchester City criaram uma adaptação em homenagem ao meio-campista espanhol Rodri. Já o atacante Jamie Vardy, destaque do Leicester City na histórica conquista da Premier League em 2016, também teve sua própria versão: “Vardy’s on fire”, que inclusive foi cantada pela torcida da seleção inglesa. O francês Antoine Griezmann, por sua vez, ganhou uma versão personalizada: “Grizi’s on fire”.

A força da música nas arquibancadas emocionou a própria Gala, que revelou em entrevistas recentes estar surpresa e feliz ao ver a canção ganhando uma nova vida no universo do futebol. Vale lembrar que a composição original traz uma mensagem de independência emocional e desapego material, com o refrão que diz: “Libertado do desejo / Mente e sentidos purificados”.

Hoje, o que antes embalava as pistas de dança dos anos 90, agora é grito de guerra, emoção e trilha sonora de grandes momentos dentro dos estádios.

CONFIRA!