Na mira do Clube do Remo para a temporada 2025, o atacante Alan Kardec se despediu oficialmente do Atlético Mineiro depois de defender o Galo nas temporadas 2022, 2023 e 2024. Sua passagem pelo clube, no entanto, foi bem aquém do aguardado. Poucos gols, assistências, apesar dos muitos minutos em campo. Se a eventual intenção dos remistas em contratá-lo seria para ser o homem-gol do time na próxima temporada, melhor a torcida e a diretoria não criarem muita expectativa.
Neste ano, o atacante defendeu o Galo em quatro competições: Mineiro, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Esteve em campo em 25 jogos, atuando por 570 minutos. Mas fez somente um gol no ano. Mesmo número de gols do ano passado, aliás, gol, porque só anotou um. Em 2022 ainda conseguiu marcar duas vezes.
A fase nada artilheira no Atlético Mineiro foi atípica e também cercada de lesões. Ele chegou a ficar 500 jogos sem marcar, antes de fazer o gol contra o Flamengo neste ano na final da Copa do Brasil (o último gol dele foi registrado até então em 24 de junho de 2023 contra o Fortaleza pelo Brasileirão).
Em outros clubes, Kardec desandou a marcar gols. Seu melhor momento foi na China em 2018. Ele defendeu o Chongqing Dangdai e fez 16 gols. Ele defendeu o clube em cinco temporadas e teve um bom desempenho.