Portugal se despediu de forma repentina de um de seus grandes ídolos do futebol. Jorge Costa, ex-zagueiro do FC Porto e da seleção portuguesa, faleceu nesta terça-feira (5), aos 53 anos, vítima de uma parada cardíaca.
Figura histórica do FC Porto, Jorge Costa havia retornado recentemente ao clube para assumir o cargo de diretor de futebol. Ele estava em atividade no centro de treinamentos dos Dragões quando passou mal. Apesar de ter sido rapidamente socorrido e levado ao hospital, não resistiu.
Apelidado de “O Bicho”, Jorge Costa é o oitavo jogador com mais partidas pelo FC Porto, com 384 jogos disputados. Como capitão, liderou a equipe em conquistas memoráveis, como os títulos da Liga Europa (2003), Liga dos Campeões (2004) e da Copa Intercontinental (2005). Seu espírito combativo e liderança em campo o eternizaram entre os maiores ídolos do clube.
Pela seleção portuguesa, disputou 50 partidas e esteve presente em grandes campanhas, como a Eurocopa de 2000 e a Copa do Mundo de 2002, quando a equipe foi comandada por Luiz Felipe Scolari.