Folhapress/São Paulo
Com o título da temporada 2022 de Fórmula 1 já garantido, Max Verstappen venceu o GP do México, neste domingo (30), com tranquilidade. Após conquistar, pela primeira vez, uma pole position no país, o piloto holandês consagrou o fim de semana durante a corrida. Na sequência, vieram Lewis Hamilton (Mercedes) e o mexicano Sergio Perez (Red Bull), que movimentou torcedores do país no autódromo Hermanos Rodríguez.
Esteban Ocon roubou a posição de Valtteri Bottas na ultrapassagem do dia. Cruzou por fora e se colocou à frente de Bottas. Na tentativa de ultrapassar Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Daniel Ricciardo (McLaren) arrancou um pedaço da parede do carro do piloto japonês. Tsunoda perdeu o controle de sua F1 e abandonou a prova. “Que p*rra foi essa?”, indagou. Ricciardo recebeu uma punição de dez segundos pela manobra.
Fernando Alonso (Alpine) foi ultrapassado pelo companheiro de equipe e ficou bravo. “Inacreditável”, disse, ao rádio. O piloto espanhol abandonou a corrida na 66ª volta. O safety car virtual entrou em cena.
No treino classificatório, Max Verstappen conseguiu a pole position e largou em primeiro. Foi a primeira vez que o atual campeão da temporada conseguiu a pole no México.
HAMILTON HOMENAGEIA RIVAL – Lewis Hamilton competiu no México usando um capacete em homenagem ao cofundador da Red Bull Racing, Dietrich Mateschitz, que morreu na última semana aos 78 anos.
CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL – TOP 10
- 1. Max Verstappen * (HOL, Red Bull Racing RBPT) – 391
- 2. Charles Leclerc (MON, Ferrari) – 267
- 3. Sergio Perez (MEX, Red Bull Racing RBPT) – 265
- 4. George Russell (GBR, Mercedes) – 218
- 5. Carlos Sainz (ESP, Ferrari) – 202
- 6. Lewis Hamilton (GBR, Mercedes) – 198
- 7. Lando Norris (GBR, McLaren Mercedes) – 109
- 8. Esteban Ocon (FRA, Alpine Renault) – 78
- 9. Fernando Alonso (ESP, Alpine Renault) – 71
- 10. Valtteri Bottas (FIN, Alfa Romeo Ferrari) – 46