Nildo Lima
Se não um público igual – 48.183 pessoas – ao registrado no jogo entre Brasil e Bolívia, no mesmo local, mas pelo menos próximo disso. É o que a torcida do Paysandu poderá fazer na partida do próximo domingo (17), contra o Botafogo-PB, pela 3ª rodada da 2ª fase da Série C do Brasileiro. Embalada pela vitória do seu time, por 1 a 0, no último sábado, contra o Amazonas-AM, em Manaus, a Fiel está prometendo tomar conta das arquibancadas e cadeiras do estádio estadual, “vestindo” o local de azul e branco. Nessa atmosfera, Papão e Bota poderá registrar o maior público em jogos do campeonato.
Até mesmo o Re-Pa poderá ser superado em termos de público pela 21ª apresentação do Papão atuando diante de seus torcedores. O maior clássico do futebol da Região Norte, valendo pela 13ª rodada da 1ª fase do campeonato teve público pagante de 27.359 pagantes, com bicolores e azulinos dividindo o espaço do Mangueirão em proporção praticamente igual. Já o jogo de maior público com torcida única no estádio ocorreu no empate, por 1 a 1, entre Clube do Remo e Figueirense-SC, pela 10ª rodada do campeonato, que teve 36.074 torcedores pagantes (registro da CBF), também no Mangueirão.
Caso se confirme a previsão de “casa cheia” na partida do próximo final de semana, o Paysandu, que fez dois jogos de portões fechados ao público – São Bernardo-SP e Floresta-CE – e outros dois – Pouso Alegre-MG e Volta Redonda-RJ – com público registro a mulheres, crianças e adolescentes, tudo por determinação da Justiça Desportiva, assumirá a ponta do ranking de público da competição, visto que o América-RN, que lidera a lista, com público total de 100.868 torcedores e média de 11.208, em nove partidas, está fora da 2ª fase da Terceirona, sendo, inclusive, rebaixado à Série D de 2024.
Tudo conspira favorável ao estádio lotado no confronto entre Paysandu e Botafogo. Será a 1ª partida do time bicolor jogando, em casa, com público geral, após a punição aplicada ao representante do Pará na Série C pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em razão das brigas entre os torcedores do Operário-PR e do Paysandu, no Paraná.
A partida contra o Botafogo ocorrerá num momento em que a Fiel se encontra em êxtase, após o time ter a sua 1ª vitória, fora, na 2ª fase da Série C, diante do Amazonas-AM, resultado que redimiu o Papão do empate por 1 a 1 diante do Volta Redonda-RJ, na estreia das equipes na fase de quadrangular, na Curuzu.