Bola

Mais dois chegam pela chaminé do Paysandu

Tylon Maués

No fim de semana anterior à apresentação do elenco bicolor, que nesta terça-feira (27) inicia a pré-temporada para 2023, a diretoria do Paysandu anunciou a contratação de dois novos integrantes para a comissão técnica. O treinador de goleiros Rodrigo Barroca e o fisiologista Igor Soalheiro estarão na Curuzu amanhã para, oficialmente, trabalharem juntamente com o treinador de goleiros Ronaldo Willis e o fisiologista Roberto Onety. Extraoficialmente, os dois, aos poucos, seriam empossados como os responsáveis pelos seus setores.

Barroca deve ser o titular da preparação dos arqueiros do Papão, o que pode fazer com que Ronaldo Willis assuma a função na base. Ele é formado em Educação Física e atua como treinador de goleiros há 23 anos, sete deles no futebol do Qatar, onde idealizou o Projeto de Formação de Goleiros no Qatar, em 2005; além de ter idealizado o Projeto de Formação de Goleiros no Red Bull-SP, em 2009, e até hoje é utilizado pelo clube paulista.

O novo treinador de goleiros trabalhou na Seleção Brasileira Feminina, Santo André-SP, Treze-PB, Strikers USA, Vila Nova-GO, Brasiliense-DF, Oeste-SP, Red Bull-SP, Al Shamal Sport Club-QAT, Seleção Olímpica do Qatar, Mesaimmer Sports Club-QAT, Al Shoalah Sport Club-QAT, entre outros.

Ronaldo Willis é ídolo do Paysandu, jogou a Copa Libertadores pelo Papão e esteve na partida contra o Boca Juniors, em La Bombonera. Ele está na função de preparador de goleiros do Papão desde 2013, um ano após se aposentar do futebol.

FISIOLOGISTA

O Paysandu também confirmou o acerto com o fisiologista Igor Soalheiro. Não se sabe ainda se ele assumirá a função que até então era realizada por Roberto Onety ou se estarão juntos. O novo profissional bicolor acumula passagens por clubes como América-MG, CRB-AL, Vila Nova-GO, Cruzeiro-MG e Santa Cruz-PE.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Igor Soalheiro também é pós-graduado em Bioquímica do Exercício pela Faculdade Estácio. Realizou 11 cursos pela Universidade do Futebol, além de curso de estatística aplicada à performance e de metodologia de pesquisa pela Fiocruz. Ministrou aulas na disciplina de futebol na Faculdade Cesmac. Durante sua passagem pelo Cruzeiro-MG, coordenou o núcleo de performance da base e chefiou a preparação física.

Rodrigo Barroca já é esperado na apresentação do grupo, amanhã. Foto: Divulgação