Bola

"Legião estrangeira" só faz crescer no Paysandu

Nildo Lima

O Paysandu voltou ao mercado da bola, ontem, anunciando mais uma contratação para o seu elenco. Trata-se de Leandro, de 30 anos, atacante que há sete anos estava atuando no futebol do Japão (2017 a 2023), onde defendeu as equipes do Kashima Antlers (três temporadas) e o Tokyo (quatro temporadas). Durante esse período, a nova aquisição do Papão disputou um total de 154 partidas, marcando 46 gols. No futebol brasileiro atuou pelo Grêmio-RS, Palmeiras-SP e Coritiba-PR, seu último clube no futebol nacional. Do Coxa, ele se transferiu para o país do oriente e agora está sendo repatriado pelo Papão.

Leandro é o segundo atacante contratado pelo Paysandu visando a próxima temporada. Antes dele, o Papão já havia anunciado a vinda de Hyuri, que, este ano, defendeu o CRB, de Alagoas, pelo qual disputou a Série B do Brasileiro. Em razão de ter sido anunciado somente ontem, o novo atacante do elenco bicolor não deverá estar presente na apresentação de hoje do elenco do Papão. A vinda de Leandro não coloca fim ao ciclo de aquisições do Paysandu. O clube segue no mercado, buscando ao menos outros seis jogadores.

A julgar pela carência das posições no elenco do clube, a direção bicolor deve investir, agora, em acertos com laterais, que atuem tanto na direita como na esquerda. Para o primeiro setor, o grupo só conta com Edilson, remanescente do plantel deste ano, e para a esquerda a comissão técnica só dispõe do recém-contratado Geferson, vindo da Bulgária. Alguns defensores, segundo uma fonte, já estariam em negociações com o executivo de futebol Ari Barros.

Os nomes dos laterais pretendidos não são revelados à imprensa. A publicação só acontece depois de o clube fechar com os atletas. Mas, além dos laterais, o Papão tem interesse em jogadores de outras posições, que também não são antecipados pelo comando bicolor. Todos os jogadores já contratados, assim como aqueles que estão em negociações e cogitados pelo clube contam com o aval do comando da comissão técnica do clube.

REPATRIADOS

O Paysandu decidiu apostar alto no repatriamento de jogadores brasileiros que estavam atuando em outros países. Dos dez atletas contratados pelo clube até aqui, visando a temporada de 2024, seis deles estavam no futebol do exterior. Destes, os que mais tempo passaram longe do Brasil foram o lateral-esquerdo Geferson, de 29 anos, que por sete temporadas, de 2017 a 2023, esteve defendendo o CSKA, da Bulgária. O atacante Leandro, que teve a sua aquisição divulgada ontem, também passou o mesmo período atuando no futebol do Japão, onde jogou pelo Kashima Antlers e Tokyo.

A lista dos atletas repatriados pelo Papão conta ainda com os zagueiros Lucas Maia, que estava no México, e Carlão, atuando na Espanha, os volantes Gabriel Bispo e Val Soares, que estavam na Finlândia e em Portugal. Há tanto tempo no futebol búlgaro, Geferson, que fez 150 partidas pelo seu ex-clube, acabou conseguindo a façanha de ser o terceiro estrangeiro que mais atuou pela equipe da capital do país do Leste Europeu, sendo superado apenas por Ibrahim Guy e Tiago Rodrigues, português, que fizeram 160 e 154 jogos pelo clube.

O Paysandu será apenas a quarta equipe na carreira de Geferson, cuja carreira foi iniciada no Internacional, de Porto Alegre. O atleta tem passagem, também, no futebol brasileiro, pelo Vitória, da Bahia. Em suas passagens pelo Inter e Vitória, o jogador, cuja origem é a cidade de Lauro Freitas, na Bahia, fez 49 e 39 partidas, respectivamente.

O zagueiro Lucas Maia, por sua vez, esteve no futebol do México por cinco temporadas, realizando 89 partidas por três equipes. Pode ser que a relação de “estrangeiros” do Papão ganhe, até o fechamento das contratações do clube, novos integrantes.