Em meio às punições de nove dos 20 pilotos do grid, o treino de classificação para o GP da Itália de Fórmula 1 definiu Charles Leclerc (Ferrari) como pole position, neste sábado (10), com o tempo de 1min20s161. É a 17ª pole da carreira do piloto nascido em Monaco, sendo a oitava neste ano, na busca pela vitória correndo no país-sede de sua equipe.
George Russel (Mercedes) completa a segunda fila mesmo com o sexto melhor tempo do dia, com a dupla da McLaren formada por Lando Norris e Daniel Ricciardo na sequência. Max Verstappen (Red Bull) anotou o segundo melhor tempo do Q3, mas perdeu cinco posições por trocar um componente de seu motor e larga em sétimo.
+ Flamengo tenta pontuar fora de casa contra um Goiás embalado
A 16ª etapa da temporada 2022 começa às 10h (de Brasília) neste domingo.
Q3
Nos primeiros cinco minutos da atividade, Sainz anotou 1min20s584, seguido por Leclerc e Verstappen com uma diferença de pouco mais de dois décimos no trio. Já no último minuto, sem necessidade nem de ajuda do companheiro espanhol, Leclerc marcou o tempo de 1m20s161 e alcançou a pole position. Os melhores tempos da sequência foram de Verstappen, Sainz, Perez e Hamilton.
Q2
Verstappen foi o primeiro a abrir volta rápida, com 1min21s265. Leclerc rapidamente superou o tempo do holandês. Depois de uma desistência na primeira tentativa, anotou 1min21s208, só três décimos a menos do que Sainz, com o ótimo tempo de 1min20s878. Ninguém superou o tempo do espanhol.
Yuki Tsunoda, que terá que pagar punição, nem foi à pista no Q2. Além do piloto do Alpha Tauri, também foram eliminados Esteban Ocon (Alpine), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Nyck de Vries (Williams) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo).
Q1
Verstappen voou desde os primeiros minutos do treino classificatório, sempre dividindo os melhores tempos com Leclerc, Sainz, Perez e George Russell. Com mais ou menos dez minutos de Q1, o holandês derrubou a dobradinha da Ferrari na liderança com o tempo de 1min20s922, 0s358 à frente do monegasco. Uma curiosidade desta primeira tarde da atividade foi o desempenho de Nyck de Vries, o substituto provisório do afastado com apendicite Alexander Albon na Willians, à frente do companheiro Nicholas Latifi mesmo com volta deletada.
Foram eliminados Nicholas Latifi (Williams), Sebastian Vettel (Aston Martin), Lance Stroll (Aston Martin), Kevin Magnussen (Haas) e Mick Schumacher (Haas).
Veja o Grid para o GP da Itália
1º – Charles Leclerc (Ferrari)
2º – George Russell (Mercedes)
3º – Lando Norris (McLaren)
4º – Daniel Ricciardo (McLaren)
5º – Pierre Gasly (AlphaTauri)
6º – Fernando Alonso (Alpine)
7º – Max Verstappen (Red Bull)
8º – Nyck de Vries (Williams)
9º – Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
10º – Nicholas Latifi (Williams)
11º – Alexander Albon (Mercedes)
12º – Zhou Guanyu (Alfa Romeu)
13°- Pierre Gasly (AlphaTauri)
14º – Sergio Perez (Red Bull)
15º – Lance Stroll (Aston Martin)
16º – Lando Norris (MacLaren)
17° – Kevin Mangnussen (Haas)
18º – Antonio Giovinazzi (Haas)
19º – Nyck de Vries (Aston Martin)
20 – Nicholas Latifi (Williams)