ENTENDA

Jogador preso por injúria racial, Miguelito quase defendeu o Remo

Na noite do último domingo (4), o meia Miguelito, do América-MG, foi preso em flagrante em Ponta Grossa (PR), após ser acusado de injúria racial.

Na noite do último domingo (4), o meia Miguelito, do América-MG, foi preso em flagrante em Ponta Grossa (PR), após ser acusado de injúria racial
Na noite do último domingo (4), o meia Miguelito, do América-MG, foi preso em flagrante em Ponta Grossa (PR), após ser acusado de injúria racial

Na noite do último domingo (4), o meia Miguelito, do América-MG, foi preso em flagrante em Ponta Grossa (PR), após ser acusado de injúria racial pelo atacante Allano, do Operário. O jogador boliviano, que pertence ao Santos e está emprestado ao clube mineiro, prestou depoimento e permaneceu detido até a audiência de custódia realizada na tarde de segunda-feira (5), quando foi liberado.

Miguelito quase defendeu o Remo na Série C de 2024. Na época, o jovem era destaque das categorias de base do Santos, onde começou a carreira após participar do projeto Bolívia 2022. Em junho do ano passado, o clube paulista chegou a oferecê-lo por empréstimo ao Remo, mas a negociação não avançou.

Chegada ao América-MG e Destaque no Santos

Natural de Santa Cruz de la Sierra, o meia de 21 anos chegou ao América-MG em março de 2025, com contrato de empréstimo até o fim de 2025. Ele soma seis jogos e um gol pelo Coelho. No Santos, estreou no time principal em outubro de 2022, na goleada por 4 a 1 contra o Juventude, pelo Brasileirão.

Em 2023, Miguelito enfrentou dificuldades pessoais, como a perda da mãe, e alternou entre o time principal e a base. Na Copa São Paulo de 2024, porém, foi um dos destaques do Peixe, com quatro gols e quatro assistências em seis partidas. No Paulistão deste ano, disputou quatro jogos antes de ser emprestado.

Miguelito na Seleção Boliviana

Apesar da pouca idade, Miguelito é nome importante na seleção boliviana. Vice-artilheiro das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026, com cinco gols, ele divide a posição com nomes como Raphinha (Brasil), Enner Valencia (Equador) e Darwin Núñez (Uruguai). Também disputou a Copa América de 2024, nos Estados Unidos, marcando um gol em três jogos.

A Bolívia ocupa atualmente a oitava posição nas Eliminatórias, com 14 pontos — um a menos que a Venezuela, que está na zona de repescagem para o Mundial.