BOLA DE OURO

Jenni Hermoso recebe Prêmio Sócrates pela luta por sociedade mais justa

Atleta tornou-se um símbolo da luta contra a violência de gênero no futebol.

Jenni Hermoso. Foto: Divulgação
Jenni Hermoso. Foto: Divulgação

O Prêmio Sócrates, concedido a um jogador ou jogadora que se destacou pelo trabalho social, foi para a espanhola Jenni Hermoso, 34. Ela foi beijada à força pelo então presidente da federação espanhola, Luis Rubiales, na comemoração do título da Copa do Mundo de 2023. Desde então, tornou-se um símbolo da luta contra a violência de gênero no futebol.
“Continuarei sendo valente”, discursou a jogadora. “Quero agradecer muito. Isso significa muita coisa. Esse prêmio não é só para mim. Igualdade não é sempre um fato. Trabalhamos sempre todas nós para que o futebol feminino seja um lugar melhor para as próximas gerações”, acrescentou a vencedora.

Prêmio Sócrates

O Prêmio Sócrates foi criado em 2022 para homenagear ações de solidariedade promovidas por personalidades do futebol. O primeiro ganhador foi o senegalês Sadio Mané. Em 2023, o ganhador foi o brasileiro Vinicius Junior por seu trabalho à frente do instituto que leva seu nome, que tem como proposta usar o esporte para inovar o processo de ensino de crianças e jovens.
Ao ser eleita nesta segunda-feira (28), Hermoso também destacou seu papel como inspiração para as novas gerações.

“Hoje eu acordei lembrando as palavras de uma criança que disse querer ser uma jogadora igual a mim. A lembrança da voz dessa menininha é importante. Ela merece um mundo sem preconceito de gênero, com mulheres corajosas. Não abram mão de lutar. Sejam convencidas de tornar o mundo um lugar melhor. Precisamos de uma mudança dentro e fora de campo.”