Campeão do mundo com a Seleção Brasileira na Copa de 1994 e ídolo do São Paulo, o ex-jogador Raí é agora cidadão honorário de Belém (PA). A Câmara Municipal de Belém aprovou o projeto de lei que concede o título ao ex-meia em reconhecimento às suas raízes paraenses.
Embora tenha nascido em Ribeirão Preto (SP), Raí tem ligação familiar com a capital paraense por meio de seu irmão, Sócrates, também ex-jogador da Seleção Brasileira e ídolo do Corinthians, que nasceu em Belém, em 1954. Sócrates faleceu em 2011, aos 57 anos.
🏆 Carreira vitoriosa no São Paulo e PSG
Revelado pelo Botafogo-SP, Raí tornou-se um dos maiores ídolos da história do São Paulo Futebol Clube. Pelo clube do MorumBIS, conquistou:
- 5 Campeonatos Paulistas
- 1 Campeonato Brasileiro
- 2 Copas Libertadores da América
- 1 Mundial de Clubes
No exterior, brilhou com a camisa do Paris Saint-Germain (PSG), onde também foi campeão da Copa da França, do Campeonato Francês e da Recopa Europeia.
🤝 Atuação social pós-carreira
Após se aposentar dos gramados, Raí passou a se dedicar a causas sociais. É um dos fundadores da Fundação Gol de Letra, ao lado do também ex-jogador Leonardo. A entidade desenvolve projetos educativos e sociais com crianças e jovens em comunidades de vulnerabilidade social, reafirmando o compromisso de Raí com transformação e inclusão por meio do esporte e da educação.