Bola

HISTÓRICO! Águia elimina o Goiás e está na terceira fase da Copa do Brasil

Nildo Lima

O Águia de Marabá fez história na Copa do Brasil. No estádio Zinho Oliveira, na cidade de Marabá, o Azulão não se intimidou com o Goiás, time da primeira divisão do futebol brasileiro, e venceu nas cobranças dos pênaltis, por 7 a 6, garantindo classificação inédita à 3ª fase do torneio nacional. No tempo normal a partida terminou empatada em 0 a 0. O grande herói do triunfo da equipe marabaense foi o meio-campista Castro, que marcou o gol da vitória azulina. O resultado garantiu ao Águia uma bolada de R$ 2.1 milhões. O próximo adversário do Azulão será conhecido em sorteio na CBF.

Com o “alçapão” marabaense lotado, o jogo começou disputado, com as equipes jogando pra frente, buscando o gol. O gramado do Zinho Oliveira ajudava no toque de bola dos times. A primeira boa investida veio logo aos 4 minutos, quando Balão Marabá cobrou falta, obrigando o goleiro Tadeu a se esticar todo para mandar a bola pela linha de fundo. Havia prenúncio de um grande jogo. O Verdão do Planalto apresentou sua credencial aos 12, com Apodi completando jogada iniciada por Vinícius, mas sem bola na rede. Embora o dono da casa jogasse bem, o Goiás mostrava mais qualidade na articulação das jogadas.

De uma maneira geral, a partida era equilibrada. O pecado do Azulão era a precipitação nos avanços ao ataque e nos arremates ao gol defendido por Tadeu. O visitante tinha um pouco mais de volume de jogo, sendo mais incisivo ofensivamente. O Águia procurava explorar os contra-ataques, tentando pegar o Verdão de “calças curtas”. Por duas vezes seguidas, o Goiás, por intermédio de Apodi e Palácios, quase abre o placar. Um susto para o torcedor marabaense. Antes do final do primeiro tempo, Adauto teve a chance de inaugurar o marcador, mas, aos 47, testou para fora.

As equipes voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações da primeira etapa. Mas não demorou para Wander entrar no lugar de Adauto, no Azulão. Como no primeiro tempo, o jogo era parelho. Os times se atiravam ao ataque. Em duas boas investidas do visitante, Axel Lopes mostrou serviço, fazendo grandes defesas. As duas formações apresentavam, a partir dos 30 minutos, certo cansaço. As jogadas de ataque só voltaram a aparecer nos últimos minutos. O Goiás era um pouco mais presente no ataque, mas sem lances de real perigo.

O jogo chegou ao final sem gol. Nos pênaltis, Pablo, Danilo Cerqueira, David Cruz, Bruno Limão, Maicon, Luan Parede e Castro marcaram os gols do Azulão. Para o Goiás, balançaram a rede Vinícius, Lucas Halter, Felipe Ferreira, Tadeu, Sander e Sidmar.

FICHA DO JOGO

  • Águia: Axel Lopes; Bruno Limão, David Cruz, Betão e Alan Maia (Maicon Firmino); Balão Marabá (Patrick), Castro, Wendell e Danilo Cerqueira; Luan Santos (Pablo) e Adauto (Wander). Técnico: Mathaus Sodré.
  • Goiás: Tadeu, Apodi (Maguinho), Lucas Halter, Sidimar e Sander; Zé Ricardo, Felipe e Julian Palácios (Kauan); Diego Gonçalves (Alesson), Nicolas (Phelippe Costa) e Vinícius. Técnico: Guto Ferreira.
  • Local: Zinho de Oliveira (Marabá). Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira. (SP). Assistentes: Neusa Inês Back (SP) e Leonardo Tadeu Pedro (SP). C.A.: Lucas Halter e Kauan (G); Maicon Firmino (A).