Bola

Hélio dos Anjos será o "reforço" do Paysandu contra a Ponte Preta

O treinador acusou parte da imprensa de divulgar notícias inverídicas sobre o episódio.
O treinador acusou parte da imprensa de divulgar notícias inverídicas sobre o episódio. Foto: Jorge Luis Totti/PSC

O Paysandu terá um reforço de peso em sua próxima partida na Série B do Brasileiro, sábado, às 20h, contra a Ponte Preta-SP, pela 16ª rodada da competição. E essa ajuda não estará dentro das quatro linhas, mas sim ao lado do gramado: o técnico Hélio dos Anjos, de 66 anos. O experiente treinador esteve ausente do comando do Papão nas duas últimas partidas do time, contra o Coritiba-PR e Ceará-CE, cumprindo suspensão pela expulsão no jogo com o Operário-PR, Dos Anjos volta a exatamente contra o adversário que ele conhece na palma da mão, por tê-lo dirigido antes de retornar à Curuzu.

O técnico, que foi substituído nos jogos anteriores por seu filho e auxiliar, Guilherme dos Anjos. Na direção da Ponte, recentemente, por duas temporadas – 2022 e 2023 -, o treinador comandou a Macaca em 65 partidas da própria Série B, Série C, Paulistão e Copa do Brasil. O treinador chegou ao clube de Campinas no dia 23 de fevereiro de 2022, deixando o cargo no dia 18 de abril de 2023, dez dias após ter levado o time ao título na Série A2 do Paulista.

A saída do treinador se deu, segundo a imprensa paulista, em razão de divergências entre o treinador e a diretoria do clube no tocante à montagem do elenco para a disputa da Série B do Brasileiro de 2023. Dos Anjos havia pedido a contratação de cinco jogadores, mas a direção executiva do clube só contratou três atletas, nenhum deles para as posições solicitadas pelo atual comandante do Papão. O comportamento dos dirigentes desagradou Dos Anjos, que acabou tomando a decisão de entregar o comando do elenco.

Dos Anjos teria o seu contrato encerrado no final de 2023, mas as partes, técnico e diretoria, acabaram chegando a um acordo amigável. Junto com o treinador, também deixou a Macaca o seu filho e auxiliar Guilherme dos Anjos. O treinador teve a sua contratação anunciada pelo Papão no dia 28 de junho, antevéspera da partida contra o Brusque-SO, pela 11ª rodada da Série C do Brasileiro. Em sua estreia, o treinador viu o Papão cair por 2 a 0 diante do adversário catarinense, em plena Curuzu.

A partir daí, o Paysandu deu a virada na competição e conseguiu o acesso à Série B deste ano. De lá pra cá, Dos Anjos e sua equipe, além do acesso à Segundona, conseguiu os títulos do Parazão e Copa Verde deste ano, com 51 partidas à frente do time bicolor, também pela Copa do Brasil. Das 20 equipes da Série B, o treinador já esteve em oito delas, com o Goiás sendo aquele que ele dirigiu por mais vezes: onze temporadas, algumas intercaladas com saídas para outros clubes.