De acordo com o site de estatísticas esportivas Sofascore, o goleiro Marcelo Rangel é o jogador mais bem avaliado do Clube do Remo na temporada 2025. Com média de 7,58 nas avaliações do site, ele está na segunda posição do ranking geral dos jogadores da competição. O Sofascore analisa dados como defesas, saídas, cortes e precisão, e segundo ele o azulino tem como principais pontos fortes a consistência e os reflexos. Em 16 jogos na Segundona, Rangel soma 85 defesas, com média de 5,31 defesas por partida, atrás apenas de Pedro Morisco, do Coritiba-PR. Para o arqueiro do Leão Azul, fruto de um trabalho conjunto feito no dia a dia no Baenão.
“Isso é fruto de um trabalho. A gente vem para dentro de campo, se dedica, paga um preço todos os dias com muita intensidade com o Daniel (Crizel, preparador de goleiros) e isso tem ajudado dentro de campo para essas defesas. Como goleiro, naturalmente a gente já tem um dom, que é ser atleta de futebol. Juntamente com treinamento, com foco, com dedicação e intensidade máxima nos treinamentos com os outros goleiros, a gente pode ajudar. Quando ganha, ganha todos, quando perde, perde todos e quando empata, empata todos”, disse. “Quando a bola chega até mim, eu tenho que estar pronto para fazer o meu papel que é defender, que é fazer as defesas e, graças a Deus, tenho conseguido fazer isso bem”, completou Rangel.
Sistema defensivo do Clube do Remo
Mas, se tem feito muitas defesas, é porque a bola tem chegado demais nele. Para Marcelo Rangel, quando se fala sistema defensivo tem que se apontar para a equipe toda, não somente quem atua mais recuado. “O sistema defensivo é um tudo, o time desde o primeiro atacante até lá atrás”. O jogador destaca que tem que ser assim para quem quiser almejar algo a mais. “Trabalhamos muito pra evitar o máximo possível tomar gols, porque se isso acontecer a gente vai ficar muito perto das vitórias, porque a nossa equipe cria muito e faz gols durante as partidas. A cada rodada o professor tem trabalhado nesse sentido também, pra gente que possa estar não só bem para atacar, mas também pra defender. Porque o futebol hoje, quem quer conquistar resultados e objetivos, tem que ter um equilíbrio em todos os setores”.
Se o Remo conseguir manter o mesmo desempenho que tem feito até aqui, prega o goleiro, lembrando que somente equipes com boas consistências defensivas conseguem chegar longe. A defesa remista está entre as cinco melhores da Série B. “O Remo é uma equipe que sofre poucos gols. Normalmente, são equipes assim que conseguem os seus objetivos, seja de acesso, seja de título. E a nossa equipe está bem coesa nesse sentido. A gente tem sofrido algumas finalizações nos jogos, mas graças a Deus também estou podendo ajudar com defesa, assim como todo o sistema defensivo, como todo o nosso time tem sido doado também na marcação”.