CONFIANÇA NA SALVAÇÃO

Goleiro do Papão dá o papo: "Ninguém jogou a toalha"

Goleiro Matheus Nogueira vê o time bicolor em condições de sair dessa situação delicada na Série B do Brasileiro.

Goleiro pensa "jogo a jogo" para o time bicolor sair do Z4 - Foto: Matheus Vieira/PSC
Goleiro pensa "jogo a jogo" para o time bicolor sair do Z4 - Foto: Matheus Vieira/PSC

Enquanto houver campeonato, haverá esperança. Esse parece ser o dilema do Paysandu para as 12 últimas rodadas da Série B do Brasileiro, nas quais o time vai tentar se livrar do temido rebaixamento à Série C de 2026. Hoje a queda parece bastante nítida, com remotas possibilidades do grupo evitar o pior. Isso, claro, levando em conta os prognósticos apresentados pelos sites especializados em projeções matemáticas do futebol. Inclusive, para dois deles – Chance de Gol e Departamento de Matemática, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – o Papão reúne, no momento, mais de 90% de probabilidade de queda.

Os números apresentados pelas duas páginas da internet, no entanto, não chegam a desestimular o grupo bicolor. A missão é de somar, no mínimo, mais 23 pontos em seus próximos jogos na Segundona. É o que garante o goleiro Matheus Nogueira, um dos líderes do elenco bicolor e que, no jogo contra o América-MG, no último final de semana, retomou a titularidade da posição. “Ninguém jogou a toalha”, afirma. “É jogo após jogo. Ainda temos margem para sair dessa situação. Vamos nos abraçar e lutar até o último minuto. Só assim vamos voltar a vencer”, aponta Nogueira. O Papão é o lanterna da Segundona, com 22 pontos, precisando chegar a pelo menos 45 para evitar a queda.

Probabilidades

Fechada a 26ª rodada do campeonato, o Chance de Gol informa que pelos cálculos do site, o Paysandu reúne, hoje, 93,4% de possibilidade de retornar à Série C no ano que vem. Estando há dez jogos sem vencer na competição e na última colocação da disputa, o Papão é o clube com maior possibilidade de queda. Já a página do DM, da UFMG, diz que a probabilidade de “degola” bicolor é um pouco menor, mas, também, nada animadora: 91,7%. Na sequência da Segundona, o time alviceleste fará seis jogos em casa e a mesma quantidade na condição de visitante. A próxima partida será contra o Goiás-GO, no próximo sábado, em Goiânia, pela 27ª rodada.