Reforços encantam Hélio
O confronto de domingo diante do Volta Redonda, na Curuzu, é encarado no Papão como uma verdadeira decisão – e realmente é. Estatisticamente, a primeira partida do quadrangular da Série C é determinante para a caminhada de um time na busca pelo acesso. Depois de bater na trave nas últimas edições do Brasileiro, o time de Hélio dos Anjos se cerca de cuidados para não deixar passar a chance de estrear com vitória.
Hélio, em entrevista ontem, comentou ter ficado impressionado com o rendimento do volante/meia Alencar em dois treinos. Afirmou, de forma enfática, que não contava com um jogador como ele no elenco bicolor. Pela descrição feita pelo técnico, o recém-contratado é um exímio marcador com qualidades para sair jogando.
Depois dos rasgados elogios, Alencar é titular indiscutível para o jogo que abre o quadrangular. O outro reforço, Mirandinha, também mereceu adjetivos fortes por parte do treinador. É um velocista com habilidade, tem passadas largas e atua nos dois lados do ataque. Deve ser uma das alternativas para o confronto de domingo.
A conversa com os jornalistas rendeu também um curioso comentário de Hélio sobre o VAR, que passa a ser utilizado na Série C. Questionou a quantidade de câmeras disponíveis – segundo ele, não mais que quatro. “O VAR é conduzido pelo ser humano. Não podemos deixar de fazer algo pensando que o VAR é uma garantia”, afirmou.
Para quem foi vítima de uma marcação equivocada do árbitro Leandro Vuaden, que marcou o pênalti que eliminaria o PSC e daria ao Náutico a conquista do acesso em 2019, Hélio devia confiar um pouco mais no árbitro de vídeo, ferramenta que representa a chance de revisar lances duvidosos ou polêmicos.
Não é o caso de acreditar cegamente nas decisões do VAR, que também comete muitos erros. O problema é entender que muitas partidas da fase de classificação da Série C poderiam ter sido decididas de forma mais justa, caso o VAR já estivesse disponível.
Fundamental mesmo é procurar jogar com seriedade e objetividade, independentemente da arbitragem. Diante de seu torcedor – mulheres, adolescentes e crianças –, o PSC tem plenas condições de arrancar uma vitória consagradora.
Leãozinho obtém nova goleada na Copa Sub-20
Com gols de Kanu (2), Felipinho e Pedro Vítor, o Remo goleou o São Raimundo de Roraima, ontem à noite, ficando bem próximo da classificação à próxima fase da Copa do Brasil Sub-20. O jogo da volta será no sábado, 9 de setembro, no Baenão.
Os resultados até a segunda rodada dão ao Leãozinho o primeiro lugar da competição. Dono da melhor campanha, o Remo deve enfrentar o Bahia, oitavo em desempenho, fazendo o jogo da volta em casa.
Com seis pontos e saldo de sete gols, o Remo está liderando a Copa, tendo o Cruzeiro em segundo com seis pontos e seis gols de saldo. Em terceiro vem o Corinthians, com seis pontos e cinco gols. O Fluminense é o 4º colocado, com seis pontos e dois gols de saldo.
Libertadores: Flu dá aula de estratégia na Libertadores
O Fluminense de Fernando Diniz deu uma demonstração exemplar de como um time deve encarar um confronto decisivo da Copa Libertadores, jogando fora de casa. Com vantagem de dois gols, estabelecida no primeiro jogo, o Tricolor não se deixou levar pelo excesso de confiança. Tratou de aproveitar os espaços para fazer gols e vencer.
Uma atuação estrategicamente impecável. O primeiro gol, de John Kenney, veio depois de uma pressão tremenda do Olímpia. Depois de resistir ao sufoco, o Flu ficou trocando passes no meio até achar uma brecha na defesa paraguaia. Aí a bola foi lançada para Kennedy invadir a área e finalizar na saída do goleiro.
O segundo tempo parecia propício para uma blitz do Olímpia. E, de fato, a pressão se intensificou nos minutos iniciais. O gol de empate veio em função disso, mas o Flu não se abalou. Quase no fim, em contra-ataque puxado por Kennedy, a bola estourou na trave e voltou nos pés do artilheiro Germán Cano, que mandou para o fundo do barbante.
Ainda houve tempo para o terceiro, novamente de Cano, complementando um contra-ataque perfeito, aos 47 minutos. Atuação impecável e certeira.
Mudou o jeito de jogar do Fluminense, já registrei isso aqui. Sem abrir mão da troca de passes, o time ficou mais objetivo e letal, amoldando-se às exigências da Libertadores. Essa postura faz com que a semifinal contra o Internacional seja absolutamente imprevisível.
CBF encerra a era Sundhage no futebol feminino
Depois da vexatória caminhada na Copa do Mundo Feminina, a técnica sueca Pia Sundhage teve seu contrato encerrado com a CBF. A treinadora sueca havia assumido o posto em julho de 2019 e era cotada para continuar na seleção até a Olimpíada da França, em 2024.
O péssimo desempenho em gramados da Austrália e da Nova Zelândia apressaram a saída de Pia, que não conseguiu imprimir um mínimo de competitividade à seleção. A eliminação para a Jamaica foi a gota d’água.
Arthur Elias, treinador do Corinthians, é o nome mais forte para assumir o cargo. Ele assumiria depois da participação do time no Brasileiro da categoria. No futebol feminino desde 2006, Arthur é considerado o mais vitorioso técnico em atividade no país.
Com ele no comando desde 2016, o Corinthians fez 317 jogos, venceu 250, empatou 42 e perdeu 25. Foram 970 gols marcados e 191 sofridos.