Bola

Gerson Nogueira: 'Números sorriem para o Papão'

Foto: Jorge Luis Totti/Paysandu
Foto: Jorge Luis Totti/Paysandu

Números sorriem para o Papão

Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, quando o PSC entrou no quadrangular com pinta de favorito e terminou nas últimas posições, o cenário deste ano aponta para um desfecho diferente. Após as duas primeiras rodadas, o time segue invicto nesta fase e acumula quatro pontos, ocupando a segunda colocação no Grupo C.

O triunfo sobre o Amazonas na 2ª rodada mostrou a força competitiva do time, além de um fator que normalmente conta muito em situações de forte equilíbrio. É fato que a chamada “sorte de campeão” anda bafejando o Papão. Aqui não se trata de título, mas de conquista do acesso, que é tão importante quanto.

Aos 48 minutos do 2º tempo, quando o time vencia por 1 a 0, a marcação de um pênalti ameaçou o excelente resultado. Por oito minutos, o VAR ficou revisando o lance. Por sorte, acabou identificando um impedimento na origem da jogada. Um sentimento de alívio se abateu sobre jogadores, comissão técnica e torcida do Papão.

Situações inusitadas como a de Manaus costumam ser lembradas depois como indicativas de uma campanha exitosa. É como se houvesse uma predestinação, tornando inevitável a obtenção de uma conquista tão desejada.

Para dar sustentação ao clima favorável, o time precisa ter estabilidade técnica e emocional, mostrar poder de reação em jogos difíceis e perseguir a vitória do princípio ao fim de uma partida. A entrada em cena de um jogador qualificado pode também ajudar a elevar o nível de confiabilidade da equipe.

É o caso do volante Alencar, ex-Retrô de Pernambuco, que encaixou muito bem no setor central da equipe. Estreou em Manaus com autoridade e desembaraço de veterano. Tomou conta da marcação, com muita mobilidade, e exibiu capacidade de levar o time à frente, verticalmente.

Último reforço anunciado pelo PSC, Alencar tem tudo para dar ao meio-de-campo a regularidade que faltava. A participação de João Vieira, Geovani e Nenê Bonilha não agradou ao técnico Hélio dos Anjos, que foi atrás de um jogador com características fortes de marcação e distribuição de jogo.

Com o time mais robusto no aspecto técnico, Hélio vai procurar administrar as chances na disputa dos próximos quatro jogos. São 12 pontos em disputa, dos quais o PSC pode garantir a metade dentro de casa, começando pelo Botafogo-PB no próximo domingo, com o Mangueirão lotado. Com mais 6 pontos, o acesso é quase certo.

Árbitro jovem e promissor vai comandar o confronto

O técnico Hélio dos Anjos criticou duramente o árbitro da partida contra o Volta Redonda porque se tratava de um apitador jovem “e inexperiente”. Segundo ele, Gustavo Ervino Bauermann, vindo da Série D, não tinha bagagem suficiente para comandar jogos da Série C.

Irritado, travou discussão áspera com os auxiliares e terminou expulso de campo. “É um árbitro de 27 anos. Então, Federação ou quem quer que seja, ninguém aqui tá pedindo proteção, mas não dá pra trazer aqui um árbitro de 27 anos. Vai olhar o histórico desse árbitro. Ele apitou Série D”, disse Hélio sobre Bauermann.

Curiosamente, a CBF escalou João Vitor Gobi, de 27 anos, para apitar PSC x Botafogo-PB. Ele é vinculado à Federação Paulista de Futebol. Acumula trabalhos nas Séries A e B e na Copa do Brasil, mas ainda não atuou na Série C. Apesar de jovem, não poderá ser acusado de neófito.

Segundo a mídia paulistana, Gobi é um árbitro promissor e em evolução. Terá como assistentes Anderson José Coelho e Diego Morelli de Oliveira. O 4º árbitro será Ilbert Estevam da Silva. Todos são de São Paulo.

O árbitro de vídeo será José Cláudio Rocha Filho (VAR-Fifa-SP), assessorado por Luciano Roggenbaum (PR). Como observador de VAR, Raimundo Nonato Lopo de Abreu (DF).

Leãozinho tem desafio de peso na Copa Sub-20

Depois da goleada de 6 a 0 (10 a 0 no agregado) sobre o São Raimundo-RR, aumentou a cotação dos garotos do Leão dentro da Copa do Brasil Sub-20. O time avançou com méritos às quartas de final da competição, habilitando-se a enfrentar o Grêmio em dois jogos. O primeiro será hoje à noite, na capital gaúcha. A volta será em Belém, no próximo dia 19.

Na partida em que atropelou o São Raimundo, os destaques do Leãozinho foram Rodrigo, Felipinho, Renan Pamplona, Ronald, Kanu e Solano, artilheiros do confronto. É uma base que, em grande parte, esteve presente na última Copa São Paulo de Juniores. O entrosamento ajuda a tornar o time mais consistente taticamente.

O adversário desta fase é digno de respeito. O Tricolor gaúcho, de forte histórico nas divisões de base, superou o Atlético-PR. Na ida, vitória de 2 a 1 em Porto Alegre. Na volta, em Curitiba, empate em 0 a 0.

Na tabela divulgada pela CBF, na segunda-feira, as quartas de final da Copa Sub-20 serão disputadas a partir de hoje, com jogos amanhã também. Os duelos de volta estão marcados para 19 e 21 deste mês.

Fluminense e Corinthians abrem as disputas na quarta-feira, às 15h, no Vale das Laranjeiras, em Duque de Caxias (RJ). Às 19h, Grêmio e Remo duelam no estádio Airton Ferreira da Silva, em Porto Alegre.

Amanhã, às 15h, CSA e Bahia jogam no estádio Rei Pelé, em Maceió. Às 16h15, o Sampaio Corrêa recebe o Cruzeiro no Castelão, em São Luís.