DE SAÍDA

Gatito deixa o Botafogo e vai jogar em time do Paraguai

Descubra o destino de Gatito Fernández, jogador mais antigo do Botafogo, que deixará o clube para voltar ao Cerro Porteño.

Vítor Silva/Botafogo
Gatito estava no Botafogo desde 2017. Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo vinha tentando a renovação de contrato com Gatito Fernández, jogador mais antigo do elenco, vestindo a camisa alvinegra desde 2017. Porém, nesta quarta-feira, o goleiro foi anunciado como “presente de Natal” do Cerro Porteño, clube paraguaio que o revelou para o futebol.

As investidas do Cerro não eram novidade para a diretoria alvinegra, que estava confiante em manter o ídolo, campeão da Libertadores e do Brasileirão deste ano. Seu contrato se encerra no dia 31 de dezembro, o que o deixava livre para acertar com qualquer equipe.

Pesou, porém, a vontade do paraguaio em voltar para casa e ter a chance de ser titular. Em 2024, Gatito se tornou reserva de John. No clube de Assunção, ele terá a concorrência de Jean, ex-Bahia e São Paulo. Porém, vive boa fase, sendo dono da meta na seleção do Paraguai, e tendo disputado os Olímpicos de Paris.

Após fazer 22 partidas neste ano pelo Botafogo, Gatito retornará ao futebol paraguaio, que deixou em 2014. No Brasil, ele também jogou por Vitória e Figueirense. Aos 36 anos, sai como o estrangeiro que mais disputou jogos (218) pelo alvinegro, e um dos maiores pegadores de pênalti da última década no país.

Como Gatito era reserva, o maior prejuízo para o Botafogo se dá pela perda de uma das principais lideranças do vestiário, e de uma opção confiável para substituir John, como aconteceu na vitória sobre o Internacional, em Porto Alegre, pela 37ª rodada do Brasileirão.

O alvinegro vai buscar a reposição no setor, pois John é um dos jogadores que também atrai os olhos do mercado estrangeiro. O goleiro Léo Linck, do Athletico-PR, é uma das opções que interessa, conforme apurado pelo GLOBO.

A saída de Gatito também oferecerá oportunidade a Raul, goleiro contratado do São Luiz-RS em março, que ainda não fez nenhuma partida pelo Botafogo. Inclusive, ele deverá adiantar o fim das férias para estar em campo no início do Campeonato Carioca, em janeiro.

E, se perdeu um jogador paraguaio, o clube mira outro no mercado: o meia Miguel Almirón, do Newcastle, da Inglaterra. A diretoria sondou a situação do jogador de 30 anos, que considera grande adição ao elenco, e avalia fazer uma proposta oficial. Os valores pedidos giram em torno de, no mínimo, 10 milhões de euros (cerca de R$ 61,5 milhões na cotação atual).

Texto de: Davi Ferreira. Colaborou João Pedro Fragoso (AG)