Bola

Futebol paraense terá duas novas competições em 2024

O Águia, atual campeão paraense, vai receber o Canaã, atual campeão da B1, no Zinho Oliveira, pelo título da 1ª Supercopa Grão-Pará – Foto: Wagner Santana/Diário do Pará

A temporada de 2024 será de novidades no calendário paraense, com inovações logo na sua largada, com um torneio que vai definir o supercampeão no começo de ciclo futebolístico, através da Supercopa Grão-Pará. A competição vai abrir oficialmente a temporada do estado, ao colocar frente a frente o campeão do Campeonato Paraense Série A e o campeão do Campeonato Paraense B1, ambos de 2023, no caso, Águia de Marabá e Canaã, respectivamente.

Trata-se de um jogo único, no Zinho Oliveira, em Marabá, no dia 13 de janeiro de 2024, em caráter especial em sua primeira edição, que será realizado em uma forma de transição ao seu formato original a ser executado a partir de 2025, devido a manutenção do regulamento atual de competições da FPF.

A partir de 2025, em seu formato oficial, a competição será disputada entre o campeão do Campeonato Paraense Série A e o campeão da Copa Grão-Pará. O grande vencedor da Supercopa Grão-Pará será agraciado com um troféu e um título oficial referendado pela Federação.

Assim como a Supercopa Grão-Pará, a Copa Grão-Pará terá em 2024 a sua edição piloto com vistas para o seu formato original, na temporada 2025.

A Copa Grão-Pará, na próxima temporada, será disputada pelos quatro (4) clubes desclassificados das quartas de final do Campeonato Paraense Série A. O seu formato será realizado da seguinte forma: duas semifinais com partidas únicas, e uma final com dois jogos. O vencedor da Copa Grão-Pará em 2024 será agraciado com um troféu e um título referendado pela FPF. A competição será disputada em paralelo ao Parazão Série A.

Em 2025, após o seu período de transição, a Copa Grão-Pará será realizada entre as quatro (4) equipes desclassificadas das quartas de final do Parazão Série A, mais duas (2) equipes desclassificadas das semifinais, ou seja, uma competição com seis (6) equipes. O seu formato será: semifinal entre as quatro desclassificadas, com outra semifinal entre os desclassificados da semifinal do Parazão Série A, assim, garantido cada vaga na final. A competição será em jogo único até a disputa da final.

O grande campeão da Copa Grão-Pará de 2025 será agraciado com uma vaga para a Copa do Brasil, além de um troféu e um título referendado pela FPF. Assim como na temporada de 2024, a competição também será disputada em paralelo ao Parazão da Série A.