
O Fortaleza venceu o Fluminense por 2 a 0 neste sábado (29), na estreia da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Castelão, na capital cearense.
A partida foi marcada por um início avassalador do Fortaleza, que abriu o placar com Lucero aos 4 minutos de bola rolando, e ampliou com Tinga ainda no 1º tempo, aos 20.
Técnico do Fluminense, Mano Menezes chegou a fazer uma substituição tática logo aos 13 minutos, tirando Serna e colocando Lima. O jogador substituído saiu contrariado de campo, e Mano tentou se explicar com o atacante no banco de reservas dizendo “Eu errei, me desculpa”.
O próximo compromisso do Fortaleza é na terça-feira (1), recebendo o Racing em casa, pela 1ª rodada da Libertadores. Na mesma data, o Fluminense viaja até a Colômbia para encarar o Once Caldas, pela Sul-Americana.
Pelo Brasileirão, o Fortaleza volta a campo no dia 6, quando enfrenta o Mirassol fora de casa. O Fluminense joga em casa contra o Bragantino na 2ª rodada do campeonato nacional.
Como foi o jogo
O Fortaleza começou muito bem no Castelão, mandando na partida contra o Fluminense. O Leão do Pici pressionou o Tricolor das Laranjeiras desde os primeiros minutos, e abriu o placar com Lucero, aos 4 minutos de partida.
O “baile” do Fortaleza no 1º tempo foi tão tamanho que o técnico Mano Menezes tentou uma substituição tática logo aos 13 minutos de jogo, tirando Serna e colocando Lima. O técnico chegou a se desculpar com Serna dizendo “Eu errei, desculpa”.
O Flu até conseguiu ficar mais com a posse de bola após a alteração, mas o Fortaleza continuou perigoso na partida e ampliou o placar aos 20 minutos, com Tinga.
Na volta do intervalo, Mano Menezes fez mais uma substituição para tentar mudar o rumo da partida, tirando o uruguaio Canobbio para a entrada de Keno. O Flu melhorou na partida e criou algumas chances de gol, mas pecou na pontaria. Na sequência, o Fortaleza passou a rodar mais a bola, controlando a partida sem ser ameaçado, segurando o placar e garantindo a vitória no Castelão.
Gols e destaques
1 x 0: O primeiro gol do Brasileirão foi marcado aos 4 minutos de bola rolando no Castelão. O zagueiro Freytes, do Fluminense, tentou um passe, mas mandou na direção de Pikachu, que bateu de primeira e lançou Marinho na ponta-direita. O atacante invadiu a área e rolou para o meio, com Lucero livre para completar para o gol vazio.
Serna substituído. Sentindo a pressão do Fortaleza, Mano Menezes fez uma substituição, tirando Serna e colocando Lima, para tentar dominar o meio de campo. O jogador saiu de campo contrariado, e Mano se dirigiu a ele dizendo “Eu errei, me desculpa”.
2 x 0: Tinga fez o segundo gol do Fortaleza. Pol Fernández cobrou escanteio aberto, e o lateral subiu livre para cabecear, sem chances para o goleiro Fábio.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 2 x 0 FLUMINENSE
Campeonato Brasileiro 2025 – 1ª Rodada
Data e horário: 29/3/2025
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Cartões Amarelos: Moises (FOR); Mano Menezes (FLU)
Gols: Fluminense: Lucero aos 3 minutos do primeiro tempo e Tinhga, aos 20 minutos do primeiro tempo.
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga (David Luiz 15’/2ºT), Titi e Kuscevic; Lucas Sasha (Pochettino 39’/2ºT); Pol Fernández, Martínez (José Welison 29’/2ºT) e Diogo Barbosa; Marinho (Moisés 29’/2ºT), Yago Pikachu e Lucero (Deyverson 39’/2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
FLUMINENSE: Fábio; Guga, Thiago Silva, Freytes e Renê (Lavega 37’/2ºT); Martinelli, Hércules (Lezcano 24’/2ºT), Arias; Kevin Serna (Lima 14’/1ºT), Canobbio (Keno – intervalo) e Germán Cano (Everaldo 37’/2ºT) Técnico: Mano Menezes.