Bola

Fome de vencer só aumenta no Paysandu

João Vieira vê necessidade urgente de vitória para acabar com a maré ruim na Segundona. Foto: AscomPSC
João Vieira vê necessidade urgente de vitória para acabar com a maré ruim na Segundona. Foto: AscomPSC

O momento delicado vivido pelo Paysandu, que não vence há quatro jogos na Série B do Brasileiro, acumulando três derrotas (Brusque-SC, Novorizontino-SP e Santos-SP) e um empate Vila Nova-GO), preocupa não só os torcedores e o técnico Hélio dos Anjos. Os jogadores bicolores, também, se mostram apreensivos com o jejum de vitórias do time. O volante João Vieira admite que o Papão precisa, com a máxima urgência, se recuperar no campeonato, sob pena de se distanciar cada vez mais do G4 do campeonato e, pior, se aproximar ou mesmo entrar na temida zona de descenso à Série C do ano que vem.

“Sabemos que nas últimas partidas o resultado positivo não veio, precisamos voltar a vencer e estamos trabalhando muito no dia a dia para isso”, afirmou o volante. Vieira salienta que o Papão até vem fazendo boas apresentações, mas sem conseguir o mais importante: vencer. “Criamos muito, mas não conseguimos transformar em vitórias. Sabemos que a Série B é uma competição muito difícil e que precisamos manter uma regularidade para buscar nossos objetivos. Esses dias serão de extrema importância para o grupo, precisamos ajustar o que não vem funcionando e potencializar o que a gente já vem fazendo de positivo em campo”, diz.

O Papão é o 15º na tabela, com 24 pontos, estando apenas a dois degraus acima da zona de rebaixamento. Cinco pontos separam o time paraense da Chapecoense-SC, que encabeça a parte de baixo da classificação. Os números conspiram contra a equipe alviceleste, que precisa espantar urgentemente o fantasma da queda. Com exatos 40% de aproveitamento, a equipe bicolor reúne, hoje, apenas 1.9% de possibilidade de permanência na Série B em 2025, segundo o site Chance de Gol, e 2%, segundo cálculos do Departamento de Matemática, da Universidade Federal de Minas Gerais.

É certo que as chances de queda à Terceirona de 2025 são pequenas no momento, segundo os institutos: 2.9% e 16,9%, nas contas dos dois analistas. Para complicar ainda mais a vida do Papão, seus próximos dois jogos serão fora de casa, contra o Botafogo-SP e Avaí-SC. Vieira garante que o elenco bicolor vem trabalhando duro e com a mente voltada para buscar a reabilitação do time já contra o time de Ribeirão Preto. “Com certeza aproveitaremos essa semana e faremos um grande jogo diante do Botafogo, fora de casa. Precisamos voltar a vencer, voltar com os três pontos pra casa. Faremos de tudo para que isso aconteça”, afirma o volante.