
O Flamengo encerrou a série de clássicos na Taça Guanabara e ficou invicto diante de Fluminense, Botafogo e Vasco. Filipe Luís viu até “notas artísticas” na vitória sobre os vascaínos, sábado, no Maracanã, que confirmou a classificação às semifinais.
A Supercopa do Brasil, contra o Botafogo, ainda é o melhor jogo do Flamengo no ano.
Mas o time passou sem grandes sustos nos clássicos do estadual até agora. Venceu Vasco e Botafogo, e empatou com o Fluminense.
“Tem coisas que acontecem nos estaduais que não acontecem em nenhuma outra competição no mundo. Estadual, nos times grandes, serve para derrubar o treinador se você não ganha. Se ganha, não acontece absolutamente nada. Por sorte, a diretoria entende que o Carioca serve como preparação. Queremos ganhar, mas como falamos, vamos tentar não tentar hipotecar a temporada toda em função disso. A torcida gosta de ganhar o Carioca”, disse Filipe Luís, técnico do Flamengo.
E tem mais: ao mesmo tempo em que está muito perto de terminar a fase de classificação em primeiro, o Flamengo olha para os rivais ao lado e vê perrengue.
No momento, com a 10ª rodada parcialmente completa, o único grande no G4 no momento é o Vasco. E isso pode mudar, dependendo do que o Fluminense fizer neste domingo, contra o Nova Iguaçu.
A rodada final ainda reserva um duelo direto entre Vasco e Botafogo, que pode ser fatal para quem sair derrotado.
Volta Redonda ‘tumultuou’
Com o desempenho do Volta Redonda, é matematicamente impossível que haja espaço para todos os quatro no mata-mata. Alguém vai sobrar.
O Madureira está em terceiro e é outro despontando, enquanto há times de menor investimento, como Sampaio Corrêa e Maricá, sonhando com a vaga, mas fora do G4.
“Que não estejam os times grandes dá mais mérito para o Flamengo, que está revezando todo mundo (o time) e está classificado. Não é fácil ganhar. Não é que a gente não leve a sério, temos muito mérito. Os outros times simplesmente não fizeram a mesma campanha”, disse o técnico Filipe Luís.
Passar em primeiro é interessante por causa da vantagem do empate na semifinal. E olha que o Flamengo fez quatro jogos iniciais com time só de garotos.
Quem bater na trave e ficar fora do mata-mata, precisará correr atrás da Taça Rio -a disputa entre os que ficam de quinto a oitavo- para não ficar com a pressão no Brasileiro de ter que alcançar uma boa campanha para confirmar vaga na Copa do Brasil 2026.