Tylon Maués
Na cerimônia de lançamento oficial do Campeonato Paraense de Futebol.de 2023, no Teatro da Estação Gasômetro a informação que todos esperavam ouvir foi dada pelo governador do estado, Helder Barbalho, que através de um vídeo confirmou a data de reinauguração do Mangueirão. O estádio estadual, que passa pelas últimas etapas de uma ampla reforma, se reencontrará com o torcedor paraense na 8ª rodada da primeira fase no clássico entre Paysandu e Clube do Remo.
“Dia 19 de março estaremos trazendo de volta o Mangueirão, em um Re-Pa, nosso maior clássico. O Mangueirão estará pronto e de portas abertas, a mais moderna praça esportiva da Amazônia com acessibilidade, conforto e tecnologia. Esse investimento é um indicativo da importância do esporte para o governo do estado”, confirmou o governador.
Originalmente, o Re-Pa estava marcado para a sexta rodada, no final de fevereiro. Houve uma alteração na tabela por causa da Copa Verde, que este anos será disputada no primeiro semestre ao mesmo tempo dos estaduais. “A sexta e a oitava rodada serão invertidas, todos os jogos. Foi uma solicitação de Paysandu e Remo por causa dos jogos da Copa Verde”, confirmou Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF).
Os presidentes de Paysandu e Clube do Remo confirmaram o pedido de alteração de tabela. “Nós fizemos o pedido para adiar por causa das datas da Copa Verde. Para termos mais rodagem. Achamos muito boa essa mudança”, disse o bicolor Maurício Ettinger. “Fizemos a solicitação em virtude das datas. A reabertura do Mangueirão com o Re-Pa será uma data histórica. As obras transformação o estádio quanto a acessibilidade e conforto”, completou o azulino Fabio Bentes.
Outra novidade confirmada nesta sexta-feira, 6, foi a utilização de arbitragem de vídeo nos dois jogos decisivos da competição. Ainda está em estudo a possibilidade de também ter o VAR nas semifinais. Tanto o Mangueirão quanto Curuzu e Baenão têm estruturas para receber os árbitros de vídeo.
O primeiro jogo do Parazão Banpará 2023 será no dia 21 de janeiro, às 17 horas, no Baenão. Na rodada de abertura, o Remo, campeão da última competição, joga em casa contra o Independente.
Com 12 clubes na disputa, a competição será dividida em três grupos com quatro equipes em cada. Avançam para as quartas-de-final os oito melhores colocados, enquanto os dois piores times serão rebaixados para a segunda divisão.