Principal contratação do Clube do Remo até aqui para a temporada de 2025, o atacante Pedro Rocha terá a primeira experiência da sua carreira na segunda divisão do Brasileiro. Com passagens por Grêmio-RS, Flamengo-RJ, Cruzeiro-MG, Fortaleza-CE, entre outros, ele vem de uma temporada difícil e abaixo do que já fez, atuando pelo Tricolor do Pici e pelo Criciúma-SC, onde foi rebaixado. No Baenão, a oportunidade é de uma retomada de dias melhores.
Em 2023, ele teve uma séria lesão que o afastou oito meses dos gramados. Isso o atrapalhou na pré-temporada e comprometeu em parte a temporada seguinte. Agora, vindo de um final de ano em que conseguiu jogar, ele começa um ano vindo de um bom ritmo e em busca de dias melhores. Esses dias melhores o atraíram ao Baenão, segundo ele.
Pedro Rocha surgiu nas categorias de base do Juventus-SP e ganhou a primeira oportunidade como profissional no Grêmio, onde ficou de 2015 a 2017, em seu melhor momento na carreira, conquistando uma Copa do Brasil e uma Libertadores. Do Rio Grande do Sul ele foi para o Spartak Moscou, da Rússia. De volta ao Brasil, defendeu Cruzeiro e Flamengo.
Em seguida, voltou à Rússia para defender o time B do Spartak, de onde foi para o Athletico-PR até chegar ao Fortaleza, antes de ir ao Criciúma. Em suas primeiras palavras como jogador do Leão Azul, Pedro Rocha falou das impressões iniciais na nova casa, do gigantismo da torcida e do desafio que vai encarar daqui em diante. Confira.
Volta por cima no Remo
“Tive um ano de 2023 muito difícil porque tive essa lesão bem séria, a mais séria da minha carreira até hoje. E eu demorei a voltar um pouco. Foram oito meses longos de recuperação, mas graças a Deus tive um suporte muito bom no Fortaleza. Tive uma operação muito boa, uma recuperação inteira muito boa, que me deu condições de voltar muito bem. Com certeza, 2025 começando agora tudo do zero, tudo do início, será uma temporada muito abençoada, creio eu. E desde já agradeço também ao Remo pela oportunidade de estar aqui. Sem dúvida, vou fazer o meu melhor para que nesse ano a gente possa conquistar todos os nossos objetivos”.
Exemplo cearense
“Eu acredito que é a seriedade no trabalho, é a constância, né? O Fortaleza, quando eu cheguei na reta final de 2022, vinha nessa crescente, mas estava em um momento complicado no campeonato, em último lugar na Série A. A gente conseguiu fazer um excelente trabalho e levamos o time para a Libertadores do ano seguinte. Então, esse crescimento que o Fortaleza vem tendo nos últimos anos se deve ao trabalho das pessoas que lá estão, pessoas extremamente competentes, como o Papellin (Sérgio, executivo), que hoje está aqui, que lá trabalhava na época. Pessoas que trabalham sério, que têm um plano pro clube, e acredito que aqui no Remo tem tudo para ser dessa mesma forma, por isso que eu estou aqui também, para ajudar nesse sentido”.
Remo com elenco forte para 2025
“Chegou a hora do Remo subir maiores posições, como vem fazendo, como foi o ano passado com o acesso para a Série B. E esse ano eu acredito que tem que ser da mesma forma. Na minha conversa com o Papellin, para a minha vinda para cá, eu falei muito claro para ele, ele deixou muito claro para mim também, que não ia montar um time somente para permanecer na Série B. A gente tem o objetivo claro de fazer o nosso melhor e tentar subir para a Série A. Se não, não tem porque estar aqui. Então, é dessa forma que a gente tem que pensar, tem que pensar grande, tem que acreditar. É claro que com muita humildade, com os pés no chão, mas trabalhando forte sempre. O elenco tem muitos jogadores capacitados e a gente está fazendo um bom trabalho para que esse ano de 2005 seja muito abençoado para todos nós”.
Primeiras impressões
“Tive impressões muito boas desde que cheguei, das pessoas que aqui estão, da forma que me receberam. Em uma das nossas reuniões, há poucos dias, eu tive a oportunidade de ter a palavra e falei que, desde o meu anúncio, eu tenho recebido muitas mensagens de carinho do nosso torcedor. E isso fez com que a minha chegada aqui fosse ainda mais importante. Já passei por muitos lugares, muitos clubes. E a torcida do Remo, e eu tenho certeza disso, é muito apaixonada. Então, só tenho a agradecer a todos eles e espero fazer o meu melhor e corresponder isso dentro de campo”.
Novos desafios
“Na minha carreira eu prezo muito por isso, esses desafios. É um time de massa, e quando eu vinha conversando com o Papellin, juntamente com meu empresário, ele me mandou um vídeo muito especial, que foi do jogo do acesso. Ali, aquela torcida, a festa bonita do jeito que estava, aquilo ali me cativou bastante. Então, esse foi um dos motivos também para que eu aceitasse esse desafio, esse convite muito bom do Remo que eu tive. Acho que pesou muito em relação à torcida, o projeto que ele apresentou para mim, de não somente montar um time para permanecer na Série B, mas buscar brigar lá em cima. E é isso que eu acredito, é isso que eu vim aqui ajudar”.
Atual condição física
“Ainda não estou bem, mas daqui 10, 11 dias com certeza estarei melhor do que estou agora. Tenho trabalhado bastante, tenho feito o meu melhor. Tenho certeza que essa pré-temporada está trazendo bons frutos. O elenco vem se condicionando ao máximo porque nós vamos ter uma temporada muito longa, de muitos jogos. Então esse momento que a gente tem para se preparar bem, para se desgastar, sentir, fazer o máximo, treinar muito para que a gente possa aguentar os jogos, os desafios de toda a temporada”.
Torcida do Remo
“Às vezes o torcedor não tem a noção da força que ele tem. Ali, quando a gente está dentro de campo, a gente sente bastante tanto dos momentos bons do jogo e principalmente dos momentos felizes ali, quando o torcedor realmente canta, nos apoia. Isso para nós dentro de campo é algo a mais. Então, a gente vai precisar do nosso torcedor nesta temporada durante os jogos. Eu sei que não vamos ter somente momentos bons, é normal. Às vezes, vamos oscilar um jogo ou outro. Mas, o apoio do nosso torcedor azulino vai ser muito importante para nós. E desde já eu quero aqui pedir esse apoio incondicional, que eu sei que tem. Então, é porque vai ser muito importante para todos nós”.