Bola

Em modo de espera: Série B do Parazão só voltará a ser disputada após julgamento no TJD

A Federação Paraense de Futebol (FPF), por intermédio de seu Departamento de Competições, decidiu que a bola só voltará a rolar pela Série B do Campeonato Paraense após o julgamento do “caso Parauapebas”, que será na próxima quinta-feira, às 17 horas, pela 2ª Comissão Disciplinar, do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD/PA). Assim sendo, o 8º clube classificado às quartas de final da competição, que sairá da partida entre Parauapebas e Esmac só será conhecido depois do julgamento do Gigante de Aço, que teria utilizado o meia-atacante Lukinhas de forma irregular no campeonato.

Lukinhas sofreu um “gancho” de quatro partidas, aplicado pelo TJD/PA, quando ainda atuava pela Tuna Luso, em 2021. A punição aplicada ao jogador foi transformação em pena social, com o atleta se comprometendo a cumprirá com a doação de três cestas básicas à instituição de caridade e doação de sangue ao Hemopa. A segunda partida da pena, no entanto, não teria sido cumprida pelo atleta, dentro do que foi determinado pela 2ª Comissão Disciplinar, gerando a denúncia por parte da procuradoria do Tribunal sobre a irregularidade do atleta.

Em função do julgamento do caso, a partida de volta entre Parauapebas e Esmac, pelas oitavas de final da Série B, que aconteceria no Rosenão, na cidade de Parauapebas, acabou sendo suspensa. Caso seja comprovada a irregularidade do atleta, o Parauapebas pode ter a “perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória” e multa que varia de R$100 a R$100 mil, conforme determina o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Julgamento à parte, as equipes já garantidas nas quartas de final do campeonato são: Vila Rica, Atlético Paraense, Santa Rosa, São Francisco, Carajás, Cametá e Capitão Poço. O destaque entre os classificados são as equipes do Cametá e do Capitão Poço, que possuem os melhores aproveitamentos no campeonato. O Mapará, como é apelidado o Cametá, em sete partidas disputadas, cinco pela fase de grupos e duas pelas oitavas de final, obteve seis vitórias e um empate, somando 19 pontos. Já o Capitão Poço, chamado de Laranja Mecânica, com 17 pontos, obteve cinco vitórias e dois empates.

Texto: Nildo Lima