Nildo Lima
Depois de ter sido desbancado da vice-liderança do Grupo 1 da Série D do Brasileiro, posição ocupada até antes do início da rodada pela Tuna Luso, o Águia de Marabá busca sua recuperação na primeira fase da competição. E o primeiro passo para o Azulão dar a volta por cima pode ser dado hoje, quando a equipe paraense enfrenta o São Francisco-AC, a partir das 18h, no estádio Florestão, em Rio Branco, capital do Acre, pela 11ª rodada da competição. Será a primeira das duas partidas seguidas da equipe marabaense no local – a próxima será contra o Humaitá-AC, sábado que vem, também às 18h, pela 12ª rodada.
Ao mesmo tempo em que tem pelo menos um desfalque certo para o jogo, o técnico Mathaus Sodré tem a sua lateral esquerda reforçada pela volta do titular da posição, Evandro, que cumpriu suspensão na derrota para a Tuna Luso. Já o lateral-direito Bruno Lima, com três amarelos, é carta fora do baralho e deve ser substituído pelo polivalente Gabriel Agu. Essas são basicamente as mudanças na formação do Azulão. No mais, Sodré cobra de seus comandados a mesma disposição mostrada no começo da competição, quando o time chegou a brigar ombro a ombro pela liderança da chave.
O tropeço frente à Tuna Luso, por 3 a 1, em casa, na rodada passada, deixou um rastro de insatisfação para todos os lados no clube. A diretoria chegou a chamar os jogadores para uma reunião de “lavagem de roupa suja”. O presidente Sebastião Ferreira, o Ferreirinha, teria lembrado aos jogadores que o elenco está com seus salários em dia e a direção tem oferecido, dentro do possível, tudo o que há de melhor ao elenco. A esperança do treinador Sodré é que a dura dada pela diretoria, aliada aos treinamentos que comandou durante a semana tenha efeito prático a partir do jogo de hoje.
Curiosamente, a Tuna Luso, que foi algoz do time marabaense, pode até ter dado uma “mãozinha” ao Azulão no jogo de ontem, contra o Humaitá-AC, no Souza, pela 11ª rodada. Até antes do começo da virada, a equipe acreana era a 4ª colocada na classificação do grupo, com 14 pontos. Caso tenha vencido o jogo do Souza, o Humaitá chegou a 17 pontos, ultrapassando o Águia e assumindo a 3ª colocação, o que aumentaria a responsabilidade do Azulão diante do São Francisco.