Bola

Em ano fraco do Remo, Kanu foi uma grata surpresa

Que o futebol profissional do Clube do Remo nesta temporada foi um fiasco total, não é novidade. Mas, no gramado com as cores azul-marinho, o Leão Azul também conseguiu colher frutos de extrema importância com vistas para o próximo ano através da ascensão de alguns jovens atletas oriundos da base. Um deles, por sinal, com feito representativo a nível nacional, que é o caso do centroavante Vinícius Kanu, de apenas 20 anos.

Goleador nas competições de sub-17 e sub-20, o atacante integrou nesta temporada o elenco profissional da equipe e com números até interessantes para uma primeira temporada no grupo principal, com 11 jogos realizados entre Campeonato Paraense, Copa Verde, Copa do Brasil e Série C, e três gols marcados em sua temporada de estreia.

O feito do jogador, conforme o seu desempenho no decorrer de 2023, não foi mera sorte de iniciante, devido ao arremate de qualidade repetido com frequência na pequena área.

O jogador encerrou a Copa do Brasil de 2023 Sub-20 com o seu nome no topo da artilharia, com cinco gols marcados. Vale lembrar que o Simba foi eliminado da competição ainda pelas quartas de final, ou seja, com uma quantidade inferior de partidas totais em comparação aos adversários que chegaram às semifinais e finais. Na competição nacional, a base do Clube do Remo realizou cinco partidas, ou seja, média de um gol por compromisso assinalado pelo jogador da terra.

Com um ano especial erguido nas quatro linhas, Vinicius Kanu avalia a sua temporada, especialmente, no time principal do Mais Querido. “Avalio como uma temporada de muito aprendizado. Meu primeiro ano como profissional e as oportunidades apareceram. Fiquei muito feliz de poder ter estreado como profissional. Esperei muito por esse momento e me preparei bastante para estar aqui. Hoje estou colhendo os frutos, o que é muito bom. Na base, venho fazendo um bom ano também e ajudando meus companheiros, o mais importante é poder ajudar o Clube do Remo dentro de campo”, comenta.

Atacante continua fazendo a sua parte no Sub-20

Uma das jóias do celeiro de talentos da equipe, Vinicius Kanu segue impondo o seu ritmo na hora da consagração em qualquer competição. Com o desenvolvimento atual do Campeonato Paraense Sub-20, que chegou justamente com a proposta de garantir minutagem para uma integração mais competitiva desses atletas ao profissional, o centroavante continua balançando as redes. Em dois jogos da equipe no certame (sem contar o jogo de ontem, contra o Maracanã), já foi uma caixa garantida a favor do time. De acordo com o objetivo do jogador, cada partida nesse momento é o de fortalecer o aprendizado, o conceito tático e técnico, para se fazer presente no time A de 2024.

“Estrear pelo profissional era o objetivo principal da minha carreira e meu objetivo é continuar, fazendo bons jogos se tiver a oportunidade e voltar novamente. A expectativa é a melhor possível. Quero colocar isso em prática na próxima temporada, mas a partir de agora é trabalhar duro. Estou me preparando o máximo possível. Vai ser um ano muito importante, precisamos ter cabeça boa e estarmos preparados para aproveitarmos as oportunidades que surgirem novamente. É ajudar o Remo a conquistar títulos e o objetivo maior que é o nosso acesso à Série B”, aponta.

Eivaldo Júnior confia bastante no grupo de atletas da categoria de base remista – Foto: Samara Miranda/Remo

Técnico crê em 80% da base entre os profissionais no próximo ano

Nesta temporada, a categoria de base do Clube do Remo realizou campanhas positivas em campeonatos a nível local, regional e nacional, como a Copa do Brasil Sub-20. A participação do time em vários torneios, de acordo com o treinador Eivaldo Júnior, é fundamental para que os pratas da casa se tornem opções cada vez mais imprescindíveis para o profissional do ano que vem. O comandante, por sinal, destaca. “Acreditamos muito que 80% dos atletas da nossa base estarão presentes no grupo do profissional em 2024”, assegura.

O atacante Vinicius Kanu, concorda com a visão do treinador. “Nós da base vamos procurar dar sempre o nosso melhor dentro das partidas e ano que vem não será diferente. Nosso grupo é novo, mas sabemos o quanto significa representar a camisa do Remo e conhecemos a grandeza desse clube. Agradecemos muito ao presidente, à diretoria e à comissão técnica que deu oportunidade esse ano para a base. Esperamos poder colaborar mais ainda ano que vem nessa nova jornada que teremos pela frente. Se continuarmos assim, com certeza vamos colher bons frutos. A gente tem que aproveitar ao máximo todas as dicas”, conclui.