Bola

É o time da virada! Paysandu precisa vencer o Manaus para se classificar na Copa Verde

Nildo Lima

Desde o início da temporada 2024, o Paysandu nunca foi tão cobrado como vem sendo para o jogo deste domingo (24), às 17h, contra o Manaus-AM, pelas quartas de final da Copa Verde. O motivo é simples: a equipe bicolor fez, na última quinta-feira, na Arena da Amazônia, na cidade de Manaus, a sua pior apresentação no ano até aqui. O resultado acabou sendo a derrota, por 1 a 0, que deixou o time com a obrigação de se redimir da exibição e, mais ainda, de avançar à semifinal do torneio interestadual. Para chegar a outra etapa da competição, o Papão, de uma forma ou de outra, precisa vencer o 2º encontro com o Manaus.

Vencendo o jogo de volta por diferença de apenas um gol, como aconteceu na partida passada em favor do seu adversário, a decisão da vaga acontecerá nos tiros livres da marca do pênalti. Só uma vitória com dois ou mais gols de diferença levará de forma direta o Papão a penúltima etapa da Copa Verde. Quem assegurar classificação ao término do duelo de 180 minutos enfrentará o classificado do confronto entre Amazonas e Clube do Remo.

Embora tenha criticado bastante sua equipe pela apresentação que fez fora de casa, apontando “falta de lucidez” do grupo, o técnico Hélio dos Anjos ainda confia na classificação do Papão no torneio. “Continua viva. Foi o primeiro tempo. Agora vai ser o segundo tempo. Nós perdemos o primeiro. Nós estamos atrás”, comentou o treinador, ainda em Manaus. O comandante bicolor espera por um adversário, no mínimo, cauteloso no jogo de volta em razão da vantagem que tem. “Certeza que o adversário vai jogar com o resultado”, previu.

Caso o Gavião do Norte surpreenda e venha a sair para o jogo na Curuzu, de acordo com a análise do treinador bicolor, o Papão pode se beneficiar para dar o troco ao visitante. “Vamos jogar contra um time que joga igual a todos que jogam contra a gente lá”, projetou o treinador, logo após a partida na Arena da Amazônia. “Será que eles vão sair para o jogo? Não vão. Eles fecharam uma marcação fortíssima aqui e agora que têm a vantagem. Com certeza vão jogar com o resultado embaixo do braço. Tomara que eles saiam para o jogo, que aí as condições podem ser ainda melhores”, comentou.

Os bicolores tiveram pouco tempo para “arrumar a casa” para o jogo de volta. A reapresentação do elenco aconteceu na sexta-feira, com o único treino de verdade do grupo ocorrendo neste sábado à tarde, no local da partida. A volta do grupo ao trabalho, claro, foi marcada por muita cobrança por parte de Dos Anjos, que disse não aceitar uma derrota como a ocorrida na última quinta-feira. Agora é esperar pela reação imediata.

FICHA DO JOGO

  • Paysandu: Diogo Silva; Bryan Borges (Michel Macedo), Wanderson, Lucas Maia e Kevyn (Geferson); Leandro Vilela, Val Soares e Robinho; Edinho, Nicolas e Vinícius Leite. Técnico: Hélio dos Anjos.
  • Manaus: Vinícius; André Victor, Gutierrez, Vinícius Leandro e Wendel Nery; Felipe Eduardo, Roney e Gharib; Renan, Ibiapino e Adenilson. Técnico: Renatinho Potiguar.
  • Local: Curuzu. Horário: 17h. Árbitro: Angleison Marcos Vieira Monteiro (RO). Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Renato Aparecido dos Reis Oliveira (RO).