João Vieira é o motorzinho do Paysandu e precisa estar “azeitado” para o time conquistar mais três pontos
João Vieira é o motorzinho do Paysandu e precisa estar “azeitado” para o time conquistar mais três pontos

Bola

É hora de embalar! Paysandu encara o Sport pela 1ª vitória fora de casa na Série B

João Vieira é o motorzinho do Paysandu e precisa estar “azeitado” para o time conquistar mais três pontos
Matheus Vieira/PSC

Depois de acabar com o jejum de vitórias na Série B do Brasileiro, fazendo o seu dever de casa diante do, até então, invicto América-MG, na rodada passada, o Paysandu entra em campo, hoje, às 21h30, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na grande Recife, disposto conseguir, contra o Sport-PE, o seu 1º triunfo como visitante. Em jogos anteriores, na mesma condição, o máximo que o time bicolor conseguiu foram os empates diante do Amazonas-AM (1 a 1) e do Guarani-SP (0 a 0). Nas duas outras partidas foi batido pelo Santos-SP (2 a 0), na abertura do campeonato, e Mirassol-SP (2 a 1).

O resultado do embate com o time mineiro injetou mais ânimo na equipe bicolor, que até vinha atuando bem, mas sem conseguir os três pontos. Mais revigorados, os bicolores sabem, no entanto, que terá um oponente difícil de ser superado em sua casa. Mas a missão não chega a ser impossível. O Leão da Ilha, como é apelidado o Sport, já foi amansado dentro de sua “jaula” em pelo menos uma das vezes em que atuou diante de sua torcida. Em outros tempos, o próprio Paysandu surpreendeu o adversário. Nas últimas seis partidas o retrospecto aponta quatro vitórias do Papão, um empate e uma vitória rubro-negra.

Mas, no cômputo geral dos confrontos entre as equipes, o Leão leva grande vantagem (confira os números no quadro abaixo). Vantagem que a equipe da casa tentará ampliar no encontro de hoje. O resultado é imprescindível para que o Leão se mantenha no G4 do campeonato. Já o Paysandu, que deixou a zona de rebaixamento na partida passada, entra em campo com a pretensão de se afastar ainda mais da temida zona de “degola” da disputa. O Papão entra em campo praticamente com a mesma formação que iniciou o jogo com o Coelho.

O único desfalque em relação à formação que começou a partida com o América é o volante Wesley Fraga, que ficou em Belém lesionado. Mas, Val Soares, que abriu caminho para a 1ª vitória do time, faz parte da delegação bicolor e a tendência é que comece a partida. Outro que está fora de cogitações é o volante Leandro Vilela, também lesionado, mas este vai completar duas partidas ausente do grupo. Já o zagueiro de área Quintana, que cumpriu suspensão pelo 3º cartão amarelo, está à disposição do técnico Hélio dos Anjos, mas é pouco provável que seja escalado.

Como a zaga do time foi muito bem com Wanderson e Lucas Maia, no jogo passado, Dos Anjos deve manter a formação, com Quintana ficando no banco de reservas como opção para o decorrer da partida. Desta forma, a defesa, assim como o restante da equipe bicolor, está mantida.

Histórico de Sport-PE e Paysandu

  • Jogos: 31 partidas
  • Vitórias do Sport: 15
  • Empates: 10
  • Vitórias do Paysandu: 6
  • Gols do Sport: 53
  • Gols do Paysandu: 36

FICHA DO JOGO

  • Sport: Caíque França; Fabrício Dominguez, Rafael Thyere, Luciano Castán e Dalbert; Felipe, Fábio Matheus e Alan Ruiz; Lucas Lima, Gustavo Coutinho e Romarinho. Técnico: Mariano Soso.
  • Paysandu: Matheus Nogueira; Edilson, Wanderson, Lucas Maia e Kevyn; João Vieira, Val Soares e Juninho; Esli Garcia, Nicolas e Edinho. Técnico: Hélio dos Anjos.
  • Local: Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE). Horário: 21h30. Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG). Assistentes: Fernanda Nandrea Antunes (MG) e Marcyano da Silva Vicente (MG). Transmissão: Sportv, Premiere, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).

Nildo Lima