GRANDE FINAL

E a Copa Verde vai para… Goiás ou Paysandu?

Com a experiência de quem vai para a sua nona decisão do torneio, Papão tenta o quinto título, na noite de hoje, em duelo com o Goiás

Time bicolor busca dar o troco da decisão com o mesmo adversário em 2023
Time bicolor busca dar o troco da decisão com o mesmo adversário em 2023. Foto: Jorge Luis Totti/PSC

O Paysandu está em mais uma final da Copa Verde e o jogo decisivo acontece nesta quarta-feira (23) , às 21h, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, contra o Goiás-GO. Quem vencer a partida nos 90 minutos ou nos tiros livres da marca do pênalti, caso ocorra empate no tempo regulamentar, leva o troféu para a sua galeria.

Caso o título fique com o Papão, será o 5º do torneio conquistado pelo time bicolor, que está em sua 9ª decisão da competição interestadual. Já o Periquito do Planalto, como é apelidada a equipe goiana, pode levantar o seu 2º “caneco”, já que em 2023, contra o mesmo Paysandu, sagrou-se campeão.

Diferente da decisão de dois anos atrás, quando o Goiás, depois de ter vencido o jogo de ida, por 2 a 0, foi para a partida decisiva podendo perder por diferença de até um gol, o de hoje não tem vantagem para nenhum lado. Na partida de volta, em 2023, o Periquito ratificou sua superioridade vencendo por 2 a 1 e, com isso, levantando o seu primeiro título do torneio. Com a decisão em aberto, um novo empate levará a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. Esta é a 9ª participação do Paysandu em uma final da CV, desde 2014, quando o torneio foi criado.

Das oito decisões que participou, o Paysandu faturou os títulos de 2016/18/22/24. Um desses títulos foi conquistado nos pênaltis: em 2022, após dois empates (0 a 0, em Belém, e 1 a 1, em Goiânia) diante do Vila Nova-GO. Nos tiros da marca da cal, o Papão fez 4 a 3. Duas das decisões nas quais o time bicolor deixou escapar o torneio também ocorreram nos pênaltis: 2014, diante do Brasília – 7 a 6 – e, em 2019, frente ao Cuiabá-MT – 5 a 4. Enquanto o Goiás participa da Copa Verde desde a sua criação, em 2014, o Goiás só passou a disputar a competição a partir de 2019, disputando outras três edições: 2022/23 e a deste ano.

Temporada e Competições

Paralelamente a Copa Verde, o Papão disputa outras duas competições, estando prestes a entrar na 3ª Copa do Brasil, com dois jogos contra o Bahia-BA, nos dias 30 deste mês, em Belém, e 21 de maio, em Salvador. O Papão também está na final do Parazão, com dois confrontos contra o Clube do Remo, nas datas de  7 e 11 de maio, assim como na Série B do Brasileiro. Já o Goiás, no momento se dedica a própria Copa Verde e a Série B do Brasileiro, estando fora da Copa do Brasil e até aqui também da edição de 2026 do torneio nacional.

Ficha Técnica da Partida

Escalações

Goiás – 4-3-3

Tadeu; Diego Caito, Messias, Lucas Ribeiro e Lucas Lovat; Marcão, Rodrigo Andrade e Rafael Gava; Welliton Matheus, Arthur Caíke e Pedrinho. Técnico: Vagner Mancini

Paysandu – 4-3-3

Matheus Nogueira; Edilson, Joaquim Novillo, Luan Freitas e Bryan Borges (PK); Ramon Martinez, Matheus Vargas e Marlon; Rossi, Nicolas e Borasi. Técnico: Luizinho Lopes

Detalhes da Partida

Local: Serra Dourada (Goiânia/GO) – Horário: 21h – Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES) – Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Douglas Pagund (ES) – Quarto árbitro: Rodrigo da Fonseca Silva (MT)

Transmissão: Esporte na Cultura, no YouTube